Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2018

Potencialidades do Amapá no setor mineral serão apresentadas à população do estado



Numa reunião com a diretoria do Serviço Geológico do Brasil, em Belém (PA), membros das comissões permanentes de Indústria, Comércio, Minas e Energia (CIC) e de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) convidaram a empresa para apresentar as potencialidades do estado no setor mineral para a população amapaense. Advinda da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o Serviço Geológico do Brasil já desenvolve um trabalho de pesquisa no Amapá desde a década de 70.

No acervo, feito pelos geólogos em três projetos já concluídos, mostra uma variedade de minérios ainda desconhecidos pela população. "O Amapá é um território rico. Fico triste por ver um estado com uma riqueza tão grande com um povo tão pobre", diz o gerente de Geologia de Recursos Minerais, o geólogo César Chaves, que faz parte do processo de pesquisa de recursos minerais no Amapá.

O presidente da CIC, deputado Augusto Aguiar (MDB), ressalta que será uma oportunidade para a população conhecer o que o Amapá tem de melhor para desenvolver economicamente. "Quero, desde já, incentivar a comunidade acadêmica e todos os especialistas da área para participar desse momento que será muito importante para o nosso setor mineral. Os técnicos da CPRM têm uma Cartografia da Amazônia que aponta que o estado é rico em minérios que nem conhecemos e que podem contribuir diretamente com a vida de cada um que vive no Amapá", relata.

A explanação dessa pesquisa será numa reunião ampliada, promovida pela Assembleia Legislativa, no plenário provisório do Parlamento, localizado na Av. FAB. "Nossos técnicos, Toni Soares e Dilcilene Ferreira, definirão de que forma e quando ocorrerá esse evento, que tenho certeza de que contribuirá com o conhecimento de muitos que desconhecem a importância desse setor para o desenvolvimento de um estado. Temos grandes exemplos no Brasil, como o próprio Pará. Já está na hora dos nossos dezesseis municípios crescerem economicamente, de deixar essa política de dependência do Estado e avançar em outras áreas", avalia o presidente da CAP, deputado Fabrício Furlan (PCdoB).

"Ficamos felizes que o povo do Amapá, por meio de seus representantes, tem interesse em saber e de dar importância ao nosso trabalho. Temos o conhecimento dos segmentos minerais do estado e é hora destes influenciarem diretamente no desenvolvimento social e, principalmente, econômico desse estado tão novo e rico", relata o superintendente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Homero Reis Júnior.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: David Diogo
Fotos: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...