Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Projeto da Assembleia Legislativa fortalece o Empreendedorismo Afro

A Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária (Fecesap) da Assembleia Legislativa do Amapá, presidida pela deputada Marília Góes (PDT), realizou nesta quarta-feira (15) mais uma edição do Projeto Caminho Empreendedor, voltado para o Empreendedorismo Afro. A ação ocorreu na Escola Estadual General Azevedo Costa, no bairro Laguinho.

O projeto tem por objetivo capacitar mulheres para trabalharem com o Empreendedorismo Afro, fortalecendo o segmento e o empoderamento feminino, além de incentivar o debate sobre racismo. Raimunda Coutinho, uma das participantes do projeto, trabalha com bonecas de pano. No seminário, aprendeu a agregar valor ao produto, mostrando que, além de um artesanato, são verdadeiros objetos carregados de história, cultura e tradição.

Segundo a empreendedora, antigamente as escravas tiravam a barra da saia para fazer a boneca. Atualmente, o material é retirado das saias de marabaixeiras. Essa explicação mostra o valor do produto comercializado, uma dica que a artesã aprendeu na palestra. "Estou aprendendo a agregar valor ao meu artesanato e, como isso, poder chamar atenção para as vendas e para o combate ao racismo, utilizando a internet para alcançar mais pessoas", explicou Raimunda.

Ao todo, foram 76 mulheres capacitadas. Palestras sobre empreendedorismo, vendas com auxílio das redes sociais, linhas de financiamento e oficinas de planejamento fizeram parte da programação. "Estamos levando para essas mulheres oportunidade e conhecimento, para que possam melhorar ou iniciar um negócio", afirmou a deputada Marília Góes.

Ivane Lopes também participou do evento. A empreendedora trabalha com crochê e estava procurando um financiamento para a aquisição do material necessário. "Neste período de fim de ano, a procura pelos produtos aumentam e preciso ter um estoque. Conheci as linhas de financiamento da Agência de Fomento do Amapá e estou em busca de uma", informou.

As mulheres que participaram da capacitação serão direcionadas para feiras promovidas pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro), como a Feira de Empreendedorismo da Semana da Consciência Negra.

Fecesap 

A Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária (Fecesap) objetiva atuar no fomento da economia e fortalecimento de projetos desses segmentos. A Fecesap é presidida pela deputada Marília Góes (PDT) e constituída pelas deputadas Aparecida Salomão (PSD), Edna Auzier (PSD) e Janete Tavares (PSC), e pelo deputado Max da AABB (SD).



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Anne Santos – Gabinete Deputada Marília Góes
Fotos: Ruan Alves – Gabinete Deputada Marília Góes
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...