Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Escola do Legislativo promoverá I Fórum de Combate à violência contra as Mulheres

A primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa e presidente da Escola do Legislativo, deputada Roseli Matos (PP), usou o Grande Expediente da sessão desta quinta-feira (23) para anunciar e convidar seus pares a participarem do I Fórum de Combate à Violência contra as Mulheres, a ser realizado nesta sexta-feira (24), no Plenário Deputado Dalto Martins. O evento terá como tema "Una-se Amapá pelo fim da Violência Contra as Mulheres" e contará com as presenças de representantes da Defensoria Pública do Estado, da secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Aline Gurgel e da professora Margareth Guerra, da Unifap.

Segundo Roseli, os dados estatísticos são desfavoráveis, pois colocam o Amapá, proporcionalmente, no segundo lugar no ranking nacional da violência sexual contra a mulher. "Precisamos mudar essa realidade e a proposta do fórum é proporcionar espaço coletivo para discussão, proposição e avaliação das políticas estaduais de combate e de enfrentamento à violência contra as mulheres. Espero que todos, homens e mulheres, participem desse evento", conclamou.

Para a parlamentar, o machismo é um assunto importante e merece atenção de todos. “Esse tema não é só para as mulheres, é também para homens que têm compromisso realmente com uma sociedade mais justa e mais igualitária. Afinal, enfrentar esse problema, é enfrentar o machismo, que não está somente entre as mulheres, mas também entre os homens e, às vezes, nem percebemos, porque é uma questão cultural. E para mudar requer tempo. Mas, essa mudança tem que partir de nós”, decretou.

Roseli destacou o papel do Parlamento nessa luta e conclamou a todos para se unirem em prol da causa. "Esta Casa tem feito a sua parte. Creio que todos nós temos projetos aprovados nesse sentido. Só eu, tenho duas leis aprovadas. Uma que cria a Rede de Atendimento à Mulher [RAM] e outra que estabelece uma cota de 5% nos conjuntos habitacionais para serem destinadas às mulheres que passaram por esse problema de violência doméstica. Falta mais informação à comunidade e o fórum será uma grande oportunidade para divulgarmos nossas atividades. Faremos parceria para mudar essa triste realidade", enfatizou.

A deputada encerrou seu discurso lembrando que a Escola do Legislativo do Amapá está se destacando em todo o país. "A Esleg hoje está sendo referência nacional em vários aspectos de suas atividades. E isso tudo devemos ao presidente Kaká Barbosa, que confiou em mim e me colocou como a primeira presidente dessa instituição de ensino. Agradeço também à deputada Edna Auzier e à professora Margareth Guerra, que nos auxiliaram na montagem deste fórum", concluiu.

Para a deputada Edna Auzier (PSD), eventos dessa natureza ajudam a avançar nessa luta e fortalecem o combate a um mal que assola a sociedade. "Estamos avançando nessa temática. Tivemos a oportunidade de ouvir a secretária Aline Gurgel, que tem se destacado nessa luta. É muito importante a participação dos homens nessa temática, que tem na educação o principal instrumento para mudança. É necessário que mudemos a concepção de nossos filhos e netos, de que a mulher é tão importante quanto o homem e que jamais deve ser tratada por este, como sua propriedade ou seu objeto", ressaltou.








AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Gerson Barbosa e Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...