Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Escritores amapaenses poderão receber apoio através de Editora Estadual

 
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei nº 186/15, de autoria do deputado Pedro DaLua (PSC), que atende uma antiga reivindicação dos escritores amapaenses: a criação de uma editora estadual.
A proposta, de natureza autorizativa, é fruto de uma solicitação enviada por escritores amapaenses através da Associação Amapaense de Escritores (Apes), entidade que existe desde 1989 e que agrega grandes nomes da literatura local e regional.
A Editora Estadual terá como objetivo fundamental selecionar, orientar, publicar e divulgar obras literárias inéditas de escritores amapaenses, priorizando autores sem condições econômicas para financiar suas próprias produções. “Buscamos com esta propositura garantir o ingresso ao mercado literário aos escritores originários de uma classe social menos privilegiada e que, por conta disto, não têm condições de acesso à publicação de suas obras. Afinal, à periferia dos grandes centros urbanos, existe uma efervescência artística, com movimentos e artistas lutando por colocação e reconhecimento”, defende o deputado.
Pelo projeto, a ideia é criar as condições para o rompimento da barreira geográfica e cultural, permitindo que a produção artística chegue ao centro da exposição e da divulgação, por meio de um espaço coordenado e mantido pelo Poder Público.
Como o projeto é de natureza autorizativa, cabe ao Poder Executivo avaliar a viabilidade orçamentária para sua implantação, mas DaLua acredita na sanção já que os escritores tem merecido atenção da atual gestão.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Pedro da Lua (PSC/AP)
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...