Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Lançadas obras que irão garantir acessibilidade plena ao prédio da Assembleia Legislativa

Lideranças de diversas entidades ligadas à questão da acessibilidade no estado estiveram reunidas num café da manhã nesta sexta-feira (27) para a celebração de um protocolo que resultará no acompanhamento pelos próximos trinta dias de um conjunto de obras de adaptação no prédio da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). O evento aconteceu simultaneamente ao lançamento da Ordem de Serviço para que a empresa inicie os trabalhos, orçados em R$ 99 mil.
O lançamento contou com a participação de lideranças locais de entidades como Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (Adefap), da Associação Amapaense de Esportes para Pessoas com Deficiência (AAEPED) como também de representantes dos Cegos e Amblíopes. Pela Assembleia, além de dirigentes de secretarias e demais departamentos, compareceram os deputados Jaci Amanajás (PV), atual presidente, e Pedro Dalua (PSC), que preside a Comissão de Direitos Humanos.
Na verdade, é um conjunto de adaptações na estrutura física da Assembleia Legislativa, compreendido além da plataforma vertical elevatória para cadeirantes, como também toda a comunicação visual, banheiros adaptados, piso tátil para deficientes visuais, rebaixamento de guias, construção de rampas e uma plataforma na tribuna de honra para manobras e estacionamento de cadeiras de rodas, bem como assentos para os acompanhantes.
Fernando Oliveira, da Adfap, lembrou ser definido como acessível um local livre das barreiras que impeçam o fluxo dos visitantes pelo estabelecimento, desde a entrada. “Mas isso beneficia não apenas os portadores de necessidades especiais, mas sim a todos, como os idosos, obesos, enfim todas as pessoas, disse ele. Marlon Gomes, que representa os atletas especiais, citou ainda a possibilidade dos cadeirantes não necessitarem de ajuda para acessar as galerias da ALAP.
O atual dirigente da Assembleia Legislativa disse que essa era uma dívida de vinte e cinco anos do Parlamento Estadual com esse segmento da sociedade. “Vai beneficiar todos os deficientes, visual, cadeirantes. Não precisarão mais subir escadas pois terão um elevador para facilitar a acessibilidade. Nós cobramos muito, isso, do Estado, das empresas privadas e nunca olhamos para nós próprios. Hoje finalmente nossa casa dá um importante passo para melhorar a acessibilidade”, disse ele.
No encerramento do evento, os convidados também puderam inaugurar o Ambulatório de Emergências Médicas, administrado pela Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Mais imagens:






Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Fotos – Jaciguara Cruz
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...