Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Assembleia Legislativa debate “Doenças Raras” durante sessão plenária


Entre leitura e votação, a Assembleia Legislativa do Estado (Alap) apreciou 164 proposições na sessão deliberativa desta terça-feira (04) incluindo projetos de lei, requerimentos, moções e indicações. Na Ordem do Dia foram aprovados 9 Projetos de Lei Ordinária, 2 Projetos de Resolução, 5 moções e 61 requerimentos, tratando dos mais diversos assuntos de interesse da comunidade.



Durante o Grande Expediente, a deputada Cristina Almeida (PSB) falou sobre a deficiência na atenção e no tratamento de pessoas acometidas de “doenças raras” e cedeu espaço para o secretário da Associação de Pessoas com Doença Falciforme no Amapá (APDFAP), Adriano dos Santos Quaresma, que falou sobre as doenças raras no Estado e o apoio que a Associação dedica às pessoas portadoras desse mal.
Segundo Quaresma, mesmo a Anemia Falciforme não sendo considerada doença rara, a APDEFAP está lutando para conseguir um centro de tratamento no Estado e uma forma de proporcionar aos portadores da doença melhores condições de estadia e locomoção na capital, principalmente para os oriundos do interior. “São 90 portadores em Macapá e outros do interior que ainda estamos mapeando. Todos sofrem muitas dores e tem dificuldades no atendimento e na locomoção, pois nem sempre ao chegarem são logo atendidos”, sustentou.
Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.




Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Fotos – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...