Em entrevista ao Jornal Legislativo, da Rádio Assembleia, nesta segunda-feira (30), o deputado Max da ABB (Solidariedade), propôs que seja estabelecido um grande pacto entre os Poderes Constituídos e a sociedade amapaense para vencer a crise econômica e, ao mesmo tempo reduzir a onda de violência que castiga a cidade.
Max, que é membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (CSP), referiu-se a uma reunião com o chefe do executivo na semana passada, ocasião em que debateram medidas que podem amenizar a situação caótica da segurança pública no Estado e destacou a importância da CSP no âmbito do Legislativo. “Não sei porque a Comissão de Segurança Pública somente foi instalada no ano passado. Afinal essa área é tão importante quanto a educação e a saúde. Nossa visita ao governador foi para propor colaboração, pois não estamos aqui apenas para bater. Queremos estimular o investimento em segurança pública, como forma de prevenção à violência. No meu entendimento, prevenir é sempre mais barato que remediar”, ponderou informando que uma das sugestões propostas foi a instalação de câmeras de segurança em locais de grande ocorrência de crimes.
Max disse que a CSP ainda irá a outros setores da segurança pública para “estreitar relacionamento”. “Fomos muito bem recebidos pelo governador Waldez Góes e, agora, iremos ao Secretário de Segurança Pública e a delegados de polícia, para manter o bom relacionamento e auscultar as demandas a fim de aprimorar o atendimento ao público”, ressaltou.
O parlamentar admitiu que a troca de informações e a instituição da polícia comunitária ainda são ferramentas importantes para a pacificação. “Moramos em locais tão violentos que, muitas vezes, temos de nos submeter às condições impostas pelo bandido. Isso tem que acabar. Um dos caminhos é a aproximação com a comunidade. A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, é um bom exemplo de sucesso. A polícia comunitária, lá, conseguiu baixar significativamente os índices de violência. A participação do povo é muito importante”, enfatizou.
Max encerrou a entrevista, destacando o novo momento que está sendo vivido pelo parlamento estadual e a necessidade de um pacto para superar as adversidades. “Nosso parlamento vive hoje uma fase de amadurecimento. Contamos com importantes veículos, como a rádio e a TV Assembleia para imprimir maior responsabilidade e transparência em nossas atividades. Todas as Comissões da Casa têm o destaque que merecem. Chamamos o povo para dentro do parlamento. Projetos que muitas vezes eram empurrados goela abaixo, hoje são debatidos antes de serem votados. Um exemplo é a PEC dos salários. Reconhecemos que o Governo está vivendo situação difícil e precisa de um pacto e muito diálogo com todos os setores para solucionar o problema. O povo está vendo que a Assembleia Legislativa está de cara nova e que nunca maias será o que foi antes, ” garantiu.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Foto – Gerson Barbosa
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário