O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (CSP), deputado Ericlaudio Alencar (PDT), juntamente com os deputados e Charles Marques (PSDC) e Marília Góes (PDT), integrantes da mesma Comissão, visitou a Secretaria Estadual de Segurança Pública na tarde desta terça-feira (07), ocasião em que se reuniu com o titular da pasta, coronel Gastão Calandrine e com os gestores de todos os órgãos que compõem o sistema estadual de segurança pública, como as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Técnico-científica e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). A reunião faz parte das ações que a CSP está desenvolvendo no sentido de auscultar os órgãos de segurança do Amapá e propor medidas de combate à violência no Estado.
Após uma explanação da real situação de cada órgão, por seus respectivos gestores, onde prevaleceu a reclamação por falta de recursos financeiros e de pessoal, os integrantes da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa se propuseram envidar esforços no sentido de fortalecer os fundos financeiros que a maioria desses órgãos já possui e criar novas fontes de renda para aqueles que ainda não dispõem dessa alternativa, como é o caso da Policia Militar e da Polícia Técnico-científica. Os recursos financeiros para alimentar esses fundos serão provenientes de taxas relativas a serviços prestados por esses órgãos à comunidade.
Para o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Ericlaudio Alencar, esse é apenas o início de um trabalho que pretende estabelecer um completo diagnóstico da situação da violência em todo o Estado e melhorar o desempenho dos órgãos que integram o sistema de segurança pública. “Esta foi a primeira reunião com gestores da Segurança Pública no Amapá. Viemos colher dados, ouvir opiniões e, acima de tudo avançar numa completa análise de tudo que diz respeito à Segurança Pública no Estado. Vamos visitar cada órgão, para ouvirmos suas demandas, suas deficiências e suas reivindicações para que a CSP possa fazer um grande documento e as interlocuções necessárias que resulte na melhoria desse setor no Estado”, sinalizou.
O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrine, considerou positiva a iniciativa da Assembleia Legislativa e se colocou à disposição da Comissão para a efetivação do seu trabalho. “Considero louvável essa iniciativa da Assembleia Legislativa, cuja Comissão, constituída por cinco deputados, na maioria oriunda desse seguimento, vai somar conosco, justamente porque entende nossas deficiências, nossas dificuldades e, com certeza, dentro da legislação, vai nos ajudar a superar as dificuldades inerentes ao setor”, destacou.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Souza, classificou de positiva a ação da Comissão de Segurança Pública no âmbito da Assembleia Legislativa. “Considero extremamente positivo, depois de muito tempo no parlamento, se ter uma Comissão de Segurança Pública. Dentro das prioridades do Brasil, saúde, educação e segurança, nós estamos pautados e não tínhamos uma comissão de segurança. Isso vai nos auxiliar nas questões orçamentárias, de pessoal e de logística, pois teremos, dentro do parlamento, que é uma caixa de ressonância da sociedade, deputados voltados especificamente à segurança pública. Essa interação vai contribuir tanto para a melhoria do nosso serviço”, enfatizou.
A Comissão de Segurança Pública é presidida pelo deputado Ericlaudio Alencar e tem como integrantes os deputados Jory Oeiras (vice-presidente) Marília Góes, Charles Marques e Max da AABB.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Foto – Gerson Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário