Em celebração ao Dia Estadual do Marabaixo, comemorado em 16 de junho, a Assembleia Legislativa promoveu, nesta quinta-feira (16), sessão solene enaltecendo a principal manifestação cultural do Estado e homenageando tradicionais personalidades e instituições que, de alguma forma, contribuem ou contribuíram para a divulgação e preservação do folclore e da cultura amapaense.
Entre os homenageados estão os radialista José Ney Picanço, Armistrong Souza e José Heraldo Almeida; Banda Blaca, pedagoga Núbia Cristina Santana de Souza, jornalista Mariléia Maciel, dançadeira de batuque e Marabaixo Piedade Lino Videira, Rostan Martins, doutor em comunicação; carnavalesco Carlos Piru, cantora Patrícia Bastos, pesquisador Carlos Alberto Viana Marques, bacharel Maykon Magalhães das Silva, advogada Telma Duarte, presidente da Confraria Tucuju; professora Mariana , sociólogo Fernando Canto, TV Amapá e TV Record.
A sessão solene foi presidida pela vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Roseli matos (PP), uma das maiores entusiastas do Marabaixo, que considera a maior manifestação cultural do Estado. “Tenho muito orgulho de ser filha desta terra. De ser descendente deste povo aguerrido, lutador, que hoje está ajudando a construir este Estado, com muita dificuldade, mas que não desiste de preservar o seu jeito de ser. O nosso jeito de ser. Estou muito feliz em poder colaborar com a cultura do Amapá e dizer que, junto com os grupos culturais de Marabaixo, ajudei , com todo o Parlamento, a divulgar, a referendar, a valorizar o nosso Marabaixo”, concluiu, conclamando todos os veículos de comunicação do Estado a contribuir com a divulgação dessa importante manifestação cultural do povo amapaense.
O Dia Estadual do Marabaixo foi instituído pela Lei nº 0049, de 18 de maio de 2010, de autoria do então deputado Dalto Martins, já falecido. O Marabaixo é uma festa religiosa, realizada anualmente, em homenagem à Santíssima Trindade. É praticada por remanescentes de quilombos, que cantam e dançam para demonstrar sua fé.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário