Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Desapropriação pode resgatar monumento histórico de Coaracy Nunes, Hildemar Maia e Hamilton Silva, alerta deputada


Deputada estadual Cristina Almeida (PSB) solicita desapropriação da área que está localizado monumento histórico que marcou o trágico acidente ocorrido em 21 de janeiro de 1958, na comunidade do Carmo do Macacoari, onde morreram o deputado federal Coaracy Nunes, o promotor público Hildemar Maia e o piloto Hamilton Silva.
Técnicos do Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/AP, estiveram no município de Itaubal, dia 30/10, realizando visita técnica para identificar o local e subsidiar a elaboração do Croqui, estabelecendo a localização geográfica e o tamanho da área requerida, hoje localizado dentro de uma área de propriedade particular de plantio de soja.
A inspeção foi acompanhada pela presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Cristina Almeida, que solicitou a visita por entender que o local precisa ser preservado como patrimônio histórico da região do Carmo do Macacoari.
“Uma vez que a Prefeitura de Itaubal de posse da área, o município entrará com os investimentos, inclusive podendo ter aporte financeiro dos governos federal e estadual para viabilizar projetos de incentivo à manutenção do patrimônio. A preservação do monumento é garantir que a história cultural da comunidade seja conservada para as futuras gerações. Acredito não ter dificuldades, pois o proprietário já sinalizou positivamente pela doação, e isso, sem dúvida, trará vários benefícios à população”, ressaltou Cristina.
Na ocasião, o técnico do Programa Terra Legal do MDA/AP, Ilaires Maciel, extraiu as coordenadas da área requerida. “Neste primeiro momento realizaremos o mapeamento, dimensão e acesso da área para posteriormente fazer a doação ao município, seguindo os trâmites legais, que ao meu ver, 2,5 ha (dois hectares e meio) são suficientes para realizar os investimentos e manter o local preservado”, explicou Ilaires.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Cristina Almeida (PSB-AP)
Texto – Ascom GAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...