Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Deputada Luciana Gurgel busca apoio do judiciário para equipar escolas e o Centro do Trabalhador Autônomo


A deputada estadual, Luciana Gurgel (PHS) foi recebida pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, desembargadora Sueli Pini, na sede do Tribunal de Justiça do Estado, na tarde desta terça-feira (20). Ocasião em que levou à chefe do Judiciário amapaense o pedido especial de doação para a equipar o Centro do Trabalhador Autônomo (CTA) e para a Escola Estadual Coaracy Nunes.
Em atenção à solicitação feita pelo deputado federal Vinícius Gurgel (PR/AP), o TJAP vai doar computadores para atender o laboratório de informática da Escola Estadual Coaracy Nunes e equipamentos básicos de atendimento para as demandas do Centro do Trabalhador Autônomo (CTA). A gestora da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Marciane Santo entregou um relatório à magistrada constando todas as informações e necessidades do setor no estado.
O público alvo do CTA é o mercado informal. São trabalhadores cadastrados e que desempenham funções de carpinteiro, pedreiro, babá, caseiro, garçom, eletricista, cuidador de idosos, entre outras profissões. Em Macapá, o CTA funciona na Claudomiro de Moraes e atende demandas diárias e disponibiliza cursos de capacitação em parceria com o Senac.
A diretora da escola Coaracy Nunes, professora Elba Rosa, parabenizou a iniciativa do Tribunal de Justiça, afirmando ser uma ação fundamental, e agradeceu à instituição, através da desembargadora-presidente, o repasse dos computadores. “Certamente essas máquinas continuarão tendo utilidade essencial ao serviço público de ensino”, declarou a educadora.
A Presidente do TJAP, ressaltou a importância da doação dos computadores para o ensino público. “A alegria de poder doar é mais minha do que a dos alunos que irão receber. Poder contribuir com esse projeto é ter a consciência de que temos condições de ajudar a construir dias melhores. Quero dizer a esses estudantes que encontre sempre em nós um parceiro das boas causas. Nós não podemos nos deixar vencer pelos obstáculos e eu estou muito feliz em ser o instrumento para a realização de um sonho. O Judiciário tem a oportunidade de dispensar alguns instrumentos e devemos repassar isso para os outros órgãos públicos”, explicou.
Também na oportunidade, a deputada Luciana Gurgel destacou a importância da aquisição dos instrumentos doados pelo TJAP. "Esses equipamentos representam um avanço para a educação e capacitação em nossa comunidade. As doações são essenciais para as instituições porque serão usados no aprendizado de crianças e jovens e na qualidade de atendimento ao trabalhador autônomo”, declarou.
As doações serão destinadas do Fundo da Infância e Juventude mantido pelo Tribunal de Justiça do Amapá, que trabalha com jovens de 14 a 20 anos, em situação de vulnerabilidade social. O programa proporciona aos jovens beneficiados um bom desempenho em sala de aula, com índices zero em evasão escolar. O programa disponibilizará à escola, conjunto de equipamentos de informática para a organização do espaço educacional. A Escola Estadual Coaracy Nunes existe há 56 anos e tem alunos do ensino fundamental e médio, nos dois turnos.
Os equipamentos doados tornaram-se obsoletos para as necessidades do Tribunal em virtude do processo de informatização por que vem passando a Justiça, que exige máquinas mais ágeis. Os computadores que serão doados continuarão sendo utilizados, no setor que mais merece investimento em qualquer nação, que é a educação.
A escolha pela priorização da escola pública como beneficiária das doações foi explicada pela magistrada, que teve dois de seus filhos alunos de escola pública em Macapá e, ela própria em escolas e universidade públicas em seu Estado de origem, no Paraná.

Fonte: ASCOM/Dep Luciana Gurgel - PHS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...