Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Assembleia Legislativa aprova criação de polos do curso Danielle Miterrand em seis municípios


A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira (01), requerimentos do deputado Kaká Barbosa (PTB) solicitando a implantação de Polos do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Miterrand em seis municípios do Estado do Amapá.
Kaká Barbosa pede ao Governo do Estado através que viabilize estudos no sentido de implantar o curso nos municípios de Santana, Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca, Laranjal do Jari e Oiapoque.
De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, nos seis municípios a população aproxima-se dos 220 mil habitantes. “O Centro de Língua Francesa é um programa da Secretaria da Educação que oferece aos alunos da rede estadual de ensino a possibilidade de ter contato com uma segunda língua estrangeira, além do inglês, cujo ensino é oferecido nos currículos regulares”, justifica o deputado.
Segundo o parlamentar, por fazer divisa com a Guiana Francesa, o município de Oiapoque precisa receber investimentos na educação para que tenha maior oportunidade.
O estudo da língua francesa é distribuído em cinco níveis, ofertados em três turnos, durante três dias na semana. Desde a sua inauguração, em 2003, o Danielle Mitterrand já formou mais de 1,9 mil alunos. “A língua francesa traz enriquecimento do currículo escolar e acesso às culturas contemporâneas assegurando ao cidadão sua integração no mundo moderno”, defende Kaká Barbosa.
Na avaliação do deputado, que é vice-presidente da ALAP, a escola sempre procura oferecer atividades diferenciadas e extraclasses para que os alunos tenham contato maior tanto com a parte linguística quanto com a cultura dos países. “Desta forma, procuramos ampliar os conhecimentos que a população desses municípios pode adquirir”, comentou.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP 
Departamento de Comunicação – DECOM
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...