Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Max da AABB participa de sessão para avaliar problemas na saúde e remanejamento de recursos


O deputado estadual Max da AABB (PSB) esteve presente na sessão extraordinária da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizada nesta terça-feira, 21 de Julho, para avaliar as visitas técnicas feitas às unidades hospitalares do Estado e o pedido de remanejamento de recursos para o setor feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A comissão também analisou o relatório encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontando os problemas no setor e a necessidade de remanejar recursos para aliviar a crise que afeta a saúde no Amapá. "Na sessão extraordinária de hoje, tivemos o conhecimento do ofício encaminhado pelo secretário Pedro Leite nos relatando a gravíssima situação orçamentária da Sesa para o exercício de 2015.
No relatório, o secretário afirma que a Sesa não tem mais como arcar com os compromissos e demandas financeiras no setor e que o governo precisa que haja remanejamento de recursos de outras secretarias para a saúde. Temos que admitir que o setor precisa de ajuda, mas o remanejamento de verbas vai resolver a situação? Não podemos simplesmente aprovar um aumento suplementar, temos que discutir a situação", destacou o parlamentar.
O deputado Max demonstrou preocupação no que diz respeito à falta de credenciamento dos hospitais e de um sistema de controle de gastos e estoque de materiais nas unidades. "Hoje nossos hospitais não atendem às exigências do SUS e por isso o Estado recebe apenas em torno de 10% de todo o valor que faria jus se caso os hospitais tivessem aptos e credenciados. Também precisamos melhorar o sistema de controle. Pra se ter uma ideia, a White Martins fornece e faz as medições e ao mesmo tempo fiscaliza, porque não há quem certifique se todo o oxigênio, que é cobrado, foi entregue. O mesmo acontece com a distribuição de remédios, não existe um sistema informatizado que controle o estoque e a entrega de medicamentos aos pacientes. Isso causa evasão e desperdícios. Se houvesse um controle, poderíamos ter uma economia de pelo menos 30% só em medicamentos" ressaltou Max.
O parlamentar enfatizou que a intenção da Comissão de Saúde não é tratar questões políticas, e sim, buscar solução para os problemas da saúde do Estado.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado estadual Max da AABB (PSB)
Texto - ASCOM / MAX DA AABB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...