Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

Festa de São Tiago recebe apoio da Assembleia Legislativa.

A centenária Festa de São Tiago recebeu nesta sexta-feira, 3, reforço financeiro da Assembleia Legislativa. A comitiva da comunidade da histórica cidade de Mazagão Velho foi recebida na pela deputada estadual Cristina Almeida, no gabinete oficial da presidência, para oficializar o apoio para a realização da tradicional Festa, em Mazagão Velho.

Com o aval do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza, a parlamentar conduziu a reunião e oficializou apoio aos representantes da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), considerada uma das mais belas festividades folclóricas do Amapá. “Dialogamos com o presidente da Casa, onde o mesmo colocou a Assembleia Legislativa à disposição do povo de Mazagão”, frisou a deputada.

Conduzindo a reunião, Cristina Almeida, disse que a presença da imagem de São Tiago já se tornou tradição em Macapá. A peregrinação é uma forma de incentivar os fiéis a prestigiarem a Festa e conhecer a grande importância desta manifestação cultural para a formação do povo amapaense. A deputada fez questão de disponibilizar o Parlamento Estadual para recepcionar a imagem do Santo padroeiro dos mazaganenses, como tem acontecido todos os anos.

O presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago, Elton Tiago Jacarandá, falou das dificuldades da associação em realizar a Festa de forma independente. A ACFST A precisaria ter um meio jurídico legalizado para poder firmar convênios com a administração direta.

De imediato, a deputada Cristina Almeida sugeriu que o primeiro passo no processo de formalização fosse dado à associação, o Título de Utilidade Pública por meio da Alap, para facilitar o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.

O deputado Max da AABB falou em nome da Comissão de Turismo da Casa. ”Preservar a tradição é muito importante como atrativo turístico, a Festa de São Tiago é o grande momento de geração de emprego no município, onde pousadas, pensões, restaurantes, e o comércio oferecem vagas a mais. Com isso aumenta a arrecadação e o dinheiro circula”, disse AABB.

O deputado Paulo Lemos falou como historiador, e lembrou que a Assembleia Legislativa tem contribuído para que essa cultura permaneça viva no Estado. A manifestação religiosa faz parte das comemorações ao santo padroeiro dos mazaganenses. Nós como representantes do povo, não podemos permitir que essa tradição seja esquecida”, disse Lemos.

A Festa de São Tiago completa este ano 238 anos de tradição. Em Mazagão Velho, a programação começa no dia 16 e segue até o dia 24 de julho com alvorada festiva, arraial, novenas, festas dançantes e bailes de máscaras.

O principal dia do festejo será em 25 de julho, Dia de São Tiago, quando a programação inicia com a missa solene, Círio, seguida de um espetáculo a céu aberto da batalha entre mouros e cristãos, encenada pelos próprios moradores da comunidade.

Na comitiva estiveram presentes o presidente da Associação da Festa de São Tiago, Elton Tiago Jacarandá, Paulo Cristiano dos Reis, o morador de Mazagão que encenará São Tiago na Batalha entre mouros e cristãos, Rosemiro da Gama, o morador que encenará São Jorge, Dona Maria da Piedade, responsável pelas ladainhas, e Alacid da Silva Penha, responsável pela Igreja secular de São Tiago, em Mazagão Velho.


Fonte: DECOM/ALAP

Texto: Ediana Franklin (Assessora de Comunicação)

Fotos: Gerson Barbosa/Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...