Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

Festa de São Tiago: Feriado estadual em respeito a valorização da cultura e religiosidade do povo amapaense


A Festa de São Tiago é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Amapá, celebrada em Mazagão Velho, a comemoração histórica arrasta milhares de visitantes e devotos do santo até o interior do Estado. Em 2015, a festa completa 238 anos de tradição.
A programação da festa secular dura dias, mas o ápice ocorre em 24 e 25 de julho, nesse último é celebrado o dia do santo. A data passou a ser feriado estadual desde 2012, graças à aprovação da lei nº 1.696/2012, de autoria da deputada estadual Marilia Góes (PDT).
“A Festa de São Tiago é uma oportunidade do reencontro de diversas comunidades quilombolas, além de ser uma referência cultural e religiosa do Amapá que movimenta também os setores da economia e do turismo em Mazagão Velho. O feriado estadual ajuda a valorizar a cultura secular e a fomentar o desenvolvimento da região", afirmou a deputada.
A celebração conta com encenação teatral a céu aberto, baile de máscaras, missa campal, círio e representação da guerra entre mouros e cristãos, realizada por moradores da localidade que encenam uma parte importante da história da colonização do município de Mazagão. A comemoração é uma forma de homenagear São Tiago, também considerado santo guerreiro, defensor do cristianismo e que venceu a batalha travada entre mouros e cristãos.
A Festa de São Tiago inclui momentos emocionantes regados de muita fé e celebração que homenageiam, resgatam e reconstituem a história da região com encenações e festejos ímpares que remetem à uma viagem religiosa, histórica e cultural inesquecíveis.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Marilia Góes – PDT
Texto – Paula Monteiro (Assessora de Comunicação)
Contato: (96) 99182-2308

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...