Na manhã desta quinta-feira (2), a deputada estadual Edna Auzier assumiu a Secretaria da Mulher do Parlamento Amazônico, no Miniplenário Cônego Azevedo, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus. Para ela, esta honrosa posição fecha com chave de outro seu primeiro semestre como deputada estadual.
Na ocasião, participou também da primeira reunião do Parlamento, que teve como objetivo a definição de temas a serem discutidos no Seminário, a se realizar no dia 26 de agosto na cidade de Boa Vista (RR). Debatendo também sobre o calendário de atividades para o biênio 2015/2016, a exploração mineral e demarcação em terras indígenas e políticas públicas para o desenvolvimento da Região Amazônica.
O parlamento é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins e foi criado para buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.
Durante o retorno para seu estado, a parlamentar avaliou positivamente seu empenho nesses 180 dias e diz querer fazer ainda mais pelo Amapá.
No primeiro semestre, a deputada presidiu uma audiência pública que teve como assunto principal o abastecimento de água potável, levando ao Plenário Dalto Martins autoridades referentes ao tema, como a diretora presidente da CAESA, Patrícia Brito. Dando sequência ao assunto, a deputada participou da audiência pública da Criação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rios Tapajóes e Amazonas, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Santarém. E como resposta, o governador do Amapá Waldez Góes, reuniu-se com os prefeitos dos 16 municípios do estado para tentar solucionar o problema hídrico que afeta grande parte da população amapaense.
Durante esse período, a parlamentar se esforçou também em busca de resposta para o problema no fornecimento de energia elétrica. Ficando com a promessa do diretor presidente da CEA, Ângelo do Carmo, de que no fim do mês de julho haverá aumento no abastecimento do serviço.
Além dessas iniciativas, a deputada apresenta 338 proposições em sua gestão, divididas em 198 requerimentos, 133 indicações e 3 projetos de Lei Ordinária aprovados.
A deputada Edna Auzier, conhecida como uma parlamentar atuante, gosta de tomar levar adiante tudo o que lhe é proposto, assumindo assim a cadeira de segunda secretária da mesa diretora da ALAP, a presidência da Comissão de Turismo, vice presidência da Comissão de Política Agrária, suplência da Comissão de Indústria, Comércio e Minas e Energia e a composição da Comissão de Direitos da Pessoa Humana, Questões de Gênero, Assuntos Indígenas, da Mulher, do Idoso, da Criança, do Adolescente, do Afro-Brasileiro e Defesa do Consumidor; da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania e da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
ASCOM Dep. Edna Auzier
Simone Alves (96) 99110-4686
Nenhum comentário:
Postar um comentário