Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2015

Luciana Gurgel pede ao governo que dê atenção ao sistema penitenciário do estado

A deputada estadual Luciana Gurgel (PHS) solicitou ao governo, que dê atenção ao sistema penitenciário do estado, e busque uma solução para resolver os graves problemas, onde fugas e rebeliões são constantes.
Para mudar essa situação, a humanista protocolou requerimentos ao GEA através do  Instituto de Administração Penitenciária - IAPEN, para a viabilização de um Centro Ecumênico no interior da instituição, com o objetivo de levar uma mensagem de esperança e paz aos encarcerados, assim como para suas famílias, visando acompanhar os trabalhos das igrejas nas unidades prisionais. Na proposição, a parlamentar também sugere cursos de capacitação para os agentes penitenciários.
A situação caótica em que se encontra o sistema penitenciário do Amapá tem reflexo negativo na população, que sofre com a eterna ameaça de novas fugas, de mais assaltos, furtos, assassinatos, enfim, o sentimento de insegurança que as famílias sentem. "Esperamos que o novo quadro político amapaense, consiga reverter essa situação", disse a humanista.
Participar de momentos de oração dentro do presídio é fundamental para quem vive encarcerado. Pode ajudar quem necessita de uma palavra de conforto. Esta seria uma iniciativa importante para a ressocialização tanto religiosa, quanto social dos custodiados.
Para Luciana Gurgel, " com frequência as igrejas realizam com frequência cerimônias nas unidades. Em datas comemorativas como Semana Santa e Natal e promovem encontros para reunir reeducandos e seus familiares", disse.
Atualmente, para que as igrejas realizem trabalhos no sistema prisional é necessário solicite a liberação à assistência religiosa, com o cadastramento das pessoas que irão fazer as visitas. Com a construção de um Centro ecumênico, se tornaria mais fácil, já que, os encontros religiosos aconteceriam em dias e horas marcados para cada segmento religioso.

Fonte: ASCOM/DEP. LUCIANA GURGEL - PHS
TEXTO: EDIANA FRANKLIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...