O autismo voltou a ser tema da programação do Canal Legislativo na manhã desta quinta-feira, 09. O programa de rádio, comandado pela Deputada Estadual Marília Góes (PDT), contou com a participação de profissionais de saúde, representantes de associações que trabalham com autistas no Amapá e mães. O convidado especial nesta manhã foi Renan Fonseca, autista, professor e palestrante da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA).
O programa de rádio transmitido pelo canal de rádio da Assembleia Legislativa (ALAP) é uma das ações da Campanha Mundo Azul, proposta pelo Projeto de Resolução 002/15, de autoria da Deputada Marília Góes(PDT). Durante todo o mês de abril, ações de conscientização do autismo inserem a ALAP na discussão do assunto, tratado mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Renan Fonseca tem 17 anos e é referência amapaense quando o assunto é autismo. Comunicativo e inteligente, o jovem foi diagnosticado portador do espectro autismo aos 12 anos, desde então recebe total apoio de sua família, inclusive no âmbito de incentivo à superação de suas limitações.
Renan já palestrou na Câmara de Vereadores de Macapá e representa a AMA em eventos de outros estados.
“Eu conheço o Renan há quatro anos, sou sempre surpreendida pela sua habilidade de comunicação e sua inteligência. Ele representa a importância do apoio dos pais, da busca pelo diagnóstico precoce e a possibilidade de superação por meio do tratamento adequado”, disse a Deputada Marília Góes.
Sinais
Representantes das associações, profissionais da área e mães de autistas falaram sobre os principais sinais de manifestação da síndrome em crianças. Alguns deles são:
1- A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
2- Prefere ficar sozinha.
3- Não fala, não fixa o olhar e mostra certa apatia. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças
4- Fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença.
5- Pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta.
6- Esses são exemplos que podem ou não acontecer com uma criança autista. O diagnóstico fechado só poderá ser determinado por um especialista durante avaliação.
Também foi abordado o tratamento da síndrome e o caminho de aceitação que deve ser traçado pela família. A AMA, localizada na Rua Claudomiro de Moraes, em frente ao Super Fácil do bairro Novo Buritizal, se colocou a disposição para mais informações ou direcionamentos técnicos.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete da Deputada Estadual Marília Góes PDT
Marcelle Nunes - Assessora de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário