Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Projeto de Lei da deputada Raimunda Beirão cria ponto facultativo nesta sexta-feira, 27 no Estado do Amapá

Através do projeto de lei de autoria de deputada Raimunda Beirão (PSDB), aprovado na Assembleia Legislativa, hoje é ponto facultativo no Estado do Amapá conforme Lei Nº 537 de 23 de maio de 2000, em homenagem a instalação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (AD) em terras amapaenses, que se deu em 27 de junho de 1918, através do Missionário brasileiro, Clímaco Bueno Aza. A AD, justificando o nome como é conhecida em Macapá, foi pioneira como igreja evangélica amapaense, que resistiu a receptividade opressora que teve por parte do Padre Júlio Maria Lombard, que obrigou a retirada à força de suas Bíblias e a fogueira feita com elas na atual Praça Veiga Cabral e no terreno onde hoje está o cemitério atrás da Catedral de São José. Restou o choro da perda aos que tinham a Escritura Sagrada pela primeira vez e a comemoração de escárnio daqueles que se vangloriaram nisso.
A congregação chegou ao Brasil no ano de 1911, através dos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que em junho daquele ano fundaram a igreja Missão da Fé Apostólica, em Belém do Pará. Em 11 de janeiro de 1918, a igreja foi rebatizada como Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos em 1914.
Em poucas décadas a Igreja, começou a chegar em todas as vilas e cidades brasileiras, até alcançar aos grandes centros urbanos. Atualmente, segundo dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 50 milhões evangélicos das mais variadas igrejas no Brasil. No Amapá, este número já ultrapassa os 200 mil fiéis.
As igrejas evangélicas que atuam no Estado do Amapá desenvolvem trabalho social onde estão situadas. A Assembleia de Deus realiza o projeto Gente Miúda, que atende mais de 160 crianças de baixa renda, moradores da Área Portuária e do bairro Nova Brasília, de Santana, com ações educativas e recreativas.


RELEASE 26/06/2014
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...