Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Deputados visitam Associação de Autistas e anunciam apoio financeiro ao projeto

Os deputados estaduais Marília Góes (PDT), que é da Comissão de Direitos Humanos, e Michel JK (PSDB), que responde pela administração da Assembleia Legislativa, estiveram na tarde desta terça-feira (18) visitando a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), na zona sul de Macapá. Foram recebidos pelo presidente da entidade, Franck Benjamin, que mostrou não apenas o funcionamento, como também levou os deputados a conhecerem as duas turmas de técnicos que estão sendo formados a partir de uma parceria com a Faculdade Meta. Ao final do encontro, Michel JK anunciou a celebração de um convênio para que a ALAP possa garantir ajuda financeira ao projeto.
A Associação atende atualmente 100 pacientes, entre crianças e adolescentes. Dispõe de um corpo técnico formado por 20 profissionais, sendo 12 deles voluntários, ou seja, sem nenhum tipo de remuneração. A única ajuda oficial de que dispõem vem de um convênio com a Petrobrás, denominado ‘Autismo e Educação Estruturada’, que possibilitou também a mudança da entidade para um novo prédio, no bairro Novo Buritizal, dotado com aparelhos terapêuticos, computadores, livros, brinquedos e alimentação. Segundo dados da AMA, existem hoje em Macapá cerca de 300 crianças diagnosticadas como sendo autistas.
A deputada Marília Góes disse sentir-se orgulhosa e feliz por saber que a causa dos autistas foi também abraçada pelo Parlamento Estadual, principalmente por reconhecer o valor da AMA, que realiza um trabalho muito sério e responsável. “O trabalho que esses voluntários realizam contribui para que possamos ter uma sociedade mais justa e menos preconceituosa”, disse a parlamentar, que acrescentou agradecendo ao apoio da gestão da ALAP. “Agradeço ao deputado Michel JK por estar aqui, veio conhecer pessoalmente esse trabalho e ao presidente Moisés Souza que está avalizando tudo isso”.
Já o deputado Michel JK afirmou que além de garantir um convênio que possa ajudar a fazer frente às despesas decorrentes do trabalho de assistência que a AMA faz considera importante também difundir as informações a respeito do autismo. “Muitos pais também não sabem como lidar com o problema, daí a necessidade de utilizarmos a força dos nossos mandatos e as ferramentas de mídia de que dispomos, como a tv e a rádio para disseminar orientações e ajudar a fazer a inclusão social dessas pessoas tão especiais”, disse ele.
O parlamentar disse que o objetivo da parceria que a ALAP vai firmar com a AMA é no sentido de minimizar o sofrimento de pais e responsáveis, afinal são muitas as dificuldades para a manutenção do projeto. “Fiquei absolutamente encantado e sensibilizado com o que vi aqui, pois não é só uma questão de voluntariado, é uma lição de amor ao próximo, pois essas crianças e esses adolescentes precisam de um atendimento todo especial, praticamente individualizado. Estaremos juntos nessa caminhada com eles”, concluiu.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Fotos – Jaciguara Cruz/Decom/ALAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...