Pesquisar este blog

sábado, 11 de janeiro de 2014

Júnior Favacho defende um novo modelo para a economia do Amapá

O presidente interino da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Júnior Favacho (PMDB) foi o articulador de um encontro do presidente do Grupo Aurora, Mário Lanznaster, com a governadora em exercício, Dora Nascimento (PT). Foi nesta sexta-feira (10) no Palácio do Setentrião. Durante a reunião, ele defendeu que a experiência bem sucedida do sistema de cooperativas da Aurora, em Santa Catarina, possa servir de modelo para que o Amapá também possa investir nessa modalidade da agricultura familiar e assim possa produzir seus próprios alimentos.
Participaram do encontro o empresário Jaime Nunes, do Grupo Nutriama, os secretários estaduais de Governo, Juliano Del Castillo; das Relações Institucionais, Neuzinha; além do deputado Joel Banha (PT) que é líder do governo na ALAP e o ex-deputado Jurandil Juarez, que é economista. Mário Lanznaster está em Macapá participando do 5º Encontro Nacional dos Distribuidores Aurora. Parceiro local da cooperativa, Jaime Nunes salientou que é uma oportunidade única para o Amapá receber de uma só vez cerca de 70 empreendedores de todo o país. “A Aurora representa 70 mil famílias de agricultores, que reúne 21 mil funcionários e um faturamento anual de R$ 5,7 bilhões de reais”, disse ele.

O presidente da ALAP disse que é muito importante para o Amapá sediar um encontro dessa magnitude, de um conglomerado industrial importante que é liderado pela Cooperativa Aurora. Para ele, compartilhar essa expertise de coordenar doze cooperativas, fazendo dela a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil é uma rara oportunidade. “Eu acho que é importante nós conhecermos essa experiência”, acrescentou.

Durante a reunião, o secretário de Estado do Governo, Juliano Del Castillo, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para realizar uma visita técnica à sede do Grupo Aurora, na cidade de Chapecó (SC) para conhecer de perto o funcionamento das cooperativas de lá. “Nós temos vocação, nós temos áreas, temos os campos então é hora de unir forças o poder público com a iniciativa privada para transformar o Estado, que deixe de ser importador de alimentos para ser um estado produtor”, ponderou Júnior Favacho.

Favacho também disse que 2014 será um ano importante para que o Estado possa escrever uma nova história de planejamento para seu desenvolvimento, com a interligação do Amapá ao Sistema Nacional de Energia. “Quando nós virarmos essa chave da energia, com a chegada do Linhão de Tucuruí, pois sem energia não há desenvolvimento, eu acho que será o ponto fundamental para nosso estado dar um grande salto em qualidade de vida e em capacidade de produção”, concluiu o parlamentar.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – DECOM

Diretor do Decom – Cleber Barbosa

Fotos – Jaciguara Cruz/Decom/ALAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...