Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Deputada solicita do Governo informações sobre projetos de revitalização do Canal do Jandiá

Em audiência pública realizada no dia 23 de novembro deste ano, os moradores dos bairros que são cortados pelo Canal do Jandiá, reivindicaram melhorias, e dentre as reclamações, o esquecimento do Poder Público foi um dos mais lembrados.
A limpeza do Canal do Jandiá, em Macapá foi debatida em uma audiência pública realizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade. Durante o encontro, que reuniu moradores e gestores públicos, acadêmicos do curso de gestão ambiental de uma faculdade local, apresentaram um estudo que colocou o despejo de lixo doméstico como o principal problema do canal.
Diante desses fatos a deputada Roseli Matos (DEM), protocolou requerimento na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), solicitando do governador do Estado Camilo Capiberibe, informações quanto à existência de projetos para a revitalização do canal, que está sem manutenção há dez anos. “As pessoas presentes solicitaram que seja feito um trabalho de revitalização do Canal do Jandiá para que deixe de ser apenas um local para disposição de lixo e passe a integrar na vida daqueles moradores”, frisou a deputada.
Após a execução da primeira etapa do convênio na ordem de R$ 4 milhões, assinado entre o Governo Federal e o Município de Macapá, em 2002, que teve como finalidade a construção da Ponte da Rodovia do Pacoval, da Ponte Sérgio Arruda e parte da drenagem da área, as partes voltam a discutir após 10 anos a reativação do convênio.  “Entretanto, diante da situação em que o canal atualmente se encontra, é necessário que haja um projeto macro para o local, com drenagem do canal, estrutura para as margens, construção de calçadas, dentre outras necessidades”, sugeriu Roseli Matos.
Para o representante do Ministério da Integração Nacional, Vaico Oscar Preto, que esteve em Macapá para discutir a retomada da parceria, o Município de Macapá precisa reavaliar o projeto, já defasado, e propor ao Governo Federal um novo convênio, onde o local será contemplado com um ponto turístico, para receber, além de visitas, navegação de pequenas embarcações que serviriam para passeios turísticos e ancoragem de embarcações de cargas e passageiros.
A prefeitura de Macapá possui um projeto pronto para a revitalização do canal, faltando apresentá-lo ao Ministério das Cidades a fim de conseguir recursos de R$ 74 milhões para revitalizar a região. "Vamos urbanizá-lo. Faremos dragagem, revestimento de concreto das margens, reorganização do passeio público e asfaltamento das ruas de acesso ao canal", contou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Augusto Souza.


Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...