Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Projeto inclui Festival do Abacaxi no calendário oficial de eventos do Estado

Deputado Zé Luiz (PT) autor do projeto de lei
A Assembleia Legislativa (ALAP) aprovou nesta terça-feira (06) o projeto de Lei de autoria do deputado Zé Luiz (PT), que inclui o Festival do Abacaxi no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amapá, atendendo uma reivindicação dos agricultores das comunidades do município. O festival acontece há 22 anos no município de Porto Grande e tem edições também em outros estados.
Para o parlamentar, a inclusão permitirá maior divulgação do festival e do município de Porto Grande, localizado cerca de 110 quilômetros da sede do Estado. O festival acontece sempre no primeiro final de semana do mês de setembro e atrai cerca de 100 mil visitantes de todo o Estado, que vão prestigiar as apresentações artísticas, atividades culturais e saborear as iguarias feitas da fruta, geléias, doces, sucos, tortas e bolos, que são comercializadas na feira, além de curtir a atração turística do município que funciona dentro da própria cidade, um belo balneário. Além das iguarias, a feira serve também como vitrine para os artesãos da região. Trabalhos, produzidos com matéria-prima retirada da floresta, se tornam uma grande atração. "Ressalta-se, ainda que o festival tenha alcançado grande êxito, repercutindo em outros estados, tendo sido noticiado por importantes veículos de imprensa", frisou o deputado.
Para o deputado sendo um evento que absorve grande percentual da população do Estado, é salutar que este possa ter um apoio a mais para a sua realização. “Este festival tem como peculiaridade o maior espaço de comercialização de abacaxi e derivados no Estado”, destaca o deputado Zé Luiz.
De acordo com o deputado os agricultores reclamaram que a coincidência quanta a data da realização do festival com a Expo-feira, tem gerado prejuízos por ser uma data da colheita da safra do abacaxi. “A expo-feira é realizada durante duas semanas, o que é suficiente para prejudicar a safra”, justifica o deputado, informando que já existe uma lei municipal garantindo a realização do festival na primeira quinzena de setembro. O projeto teve apoio de vários parlamentares que manifestaram sobre o tema. Para o deputado Manoel Brasil, a aprovação do projeto alavanca o turismo no Estado. O deputado Eider Pena, elogiou a iniciativa, que mostra com o projeto preocupação com a agricultura do Amapá.
Para o deputado Jaci Amanajás é justo a reinvindicação do parlamentar quanto a inclusão do Festival do Abacaxi no calendário oficial do Estado. “É uma festa que gera economia para o município, por isso é essencial a inclusão no calendário”, finaliza.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...