Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Deputado sugere implantação de telecentros de inclusão digital no Estado

A Assembleia Legislativa (ALAP), aprovou requerimento em regimento de urgência do líder do PT na Casa, deputado Zé Luiz, solicitando a implantação gradativa de Telecentros de Inclusão Digital nas circunscrições pertencentes ao Estado do Amapá, através de parcerias, convênios e outros.
De acordo com o deputado a solicitação tem por objetivo principal promover o desenvolvimento social e econômico das localidades atendidas. “Os telecentros reduzem a exclusão social e criam oportunidades aos cidadãos, além de inseri-los na sociedade da informação por meio da utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação, visando a redução da exclusão digital e social”, justifica o parlamentar, ratificando que a implantação de telecentros como um espaço público permite ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos mesmos recursos, bem como com o poder público, por meio dos portais do governo Eletrônico.  
Segundo o deputado Zé Luiz, a ideia surgiu ao visitar o município de Mazagão e ver a necessidade da população de receber cursos básicos de informática através da inclusão digital de forma gratuita. “Os telecentros têm por finalidade transformar a vida nas comunidades em função do acesso a esses novos meios de comunicação, onde o acesso às tecnologias é mais escasso”, finalizou o deputado. .
Nos dias de hoje, é quase impossível pensar numa vida sem acesso à internet ou sem telefones móveis. No entanto, não é preciso ir muito longe dos grandes centros urbanos para constatar que o acesso às conexões de banda larga é privilégio de poucas cidades. Uma pesquisa recente intitulada Mapa da Inclusão Digital, revela que apenas 21,79% dos lares possuem internet no país. Em relação à conexão à internet, a média brasileira é de 14,74%.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...