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terça-feira, 4 de junho de 2013

ALAP acompanha levantamento das necessidades do Plano de Obras Rodoviárias do Amapá

Autoridades furante a fiscalização por estradas e pontes do interior do Amapá
Técnicos da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) acompanharam no fim de semana o secretário de Transporte (Setrap) do Governo do Estado do Amapá, deputado Bruno Mineiro, em uma viagem pelo interior do Estado para o levatamento das principais necessidades para a conclusão do Plano Rodoviário Estadual. Ele esteve acompanhado também de sua equipe técnica da secretaria, do chefe de Gabinete Civil do Governo, Kelson Vaz e engenheiros do consórcio Equador, formado por três empresas que venceram a licitação para execução da obra de asfaltamento da rodovia AP-070, que liga Macapá aos municípios de Itaubal e Cutias, e ramais de Pracuúba, Lourenço no município de Calçoene e Amapá.

O grupo esteve visitando estas localidades com a finalidade de fazer um detalhamento das necessidades dentro do Programa Rodoviário do Amapá. Bruno Mineiro esteve reunido com as lideranças politicas e ouviu dos prefeitos vários pedidos e agradecimentos pela proposta da realização da obra, que iniciarão em julho deste ano com a previsão de conclusão para o final de 2014. O secretário Bruno Mineiro, destacou o compromisso do Governo do Estado com a execução do Plano de Obras Rodoviárias e anunciou a proposta de atender a necessidade de alguns municípios com o asfaltamento de ramais.

Na rodovia AP -70 a comitiva verificou in-loco as necessidades de mudanças nas oito das nove pontes construídas de madeira. As maiores alterações acontecerão na ponte do Igarapé do Lago da Pedreira, no quilometro 38 que passará de 36 metros para 40 metros de comprimento e será construída em concreto, assim como a ponte sobre o Rio Santo Antônio da Pedreira, no quilometro 44. No município de Amapá acontecerá um desvio na trajetória da PA 426 – 2 de acesso a BR-156, com passagem pela Base Aérea. De acordo com os engenheiros a rodovia sofrerá um desvio de 600 metros voltando para o traçado antigo.

As obras serão construídas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),onde serão aplicados R$ 244 milhões na pavimentação de rodovias estaduais, dentro do empréstimo concedido ao Amapá no valor de R$ 2,8 bilhões

De acordo com o representante das construtoras do consórcio, engenheiro civil da CR Almeida, Rafael Albuquerque, a rodovia será construída obedecendo à especificação federal, caso no futuro haja a possibilidade de federalização. "O revestimento destas estradas vai acabar com um dos principais entraves para a nossa agricultura e setor pesqueiro, que é o escoamento da produção, já que é nestas regiões que se concentra grande parte da nossa produção de farinha e pescado", enfatizou o governador Camilo Capiberibe.

O titular da Setrap resgatou o histórico das estradas amapaenses, ressaltando o esforço do Governo em concluir os mais de 170 quilômetros de obras rodoviárias que contemplarão sete municípios e diversos ramais, beneficiando mais de 38 mil pessoas.



Texto: Everlando Mathias

Foto: Jaciguara Cruz

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