Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Seminário na Escola do Legislativo discute Inclusão Digital e Banda Larga

Treinamento aconteceu no auditório da Escola do Legislativo, em Macapá

Voltado para prefeitos, público acadêmico, profissionais, servidores e gestores da área de Tecnologia da Informação (TI), o Seminário “Ações e Projetos sobre o E-Cidade, Inclusão Digital e Banda Larga em ritmo acelerado” reuniu 130 participantes e ocorreu no auditório da Escola do Legislativo (Esleg), durante esta sexta-feira, 10. O programa E-Cidade foi criado para informatizar a gestão dos municípios de forma integrada e gratuita.
O seminário abordou temas como Inclusão digital, Banda larga, Desafios da Tecnologia da Informação na gestão municipal, proposta de criação do Comitê Central e o papel do Sindicato dos Trabalhadores de TI no Amapá.
As palestram foram ministradas por técnicos do MC, do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), prefeitura de Macapá, e de entidades privadas, como a VocêTelecom.
De acordo com o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Tristão Bernardes, o projeto foi criado para contemplar todos os municípios brasileiros, considerando as suas características regionais.
Para o diretor do Prodap, Alípio Júnior, é importante atualizar os assuntos sobre tecnologia da informação, especialmente com programas que se destacam em nível nacional como o programa E-Cidade.
“Esse programa através de seus mecanismos pode solucionar os problemas e entraves da gestão pública, além de levar de forma gratuita inclusão digital aos municípios do Amapá”, declarou.
A diretora da Esleg, Euricelia Cardoso ressaltou a importância de promover diálogos pertinentes às questões tecnológicas, pois o desenvolvimento está aliado ao avanço da internet.
“Nossa iniciativa é mostrar para os municípios do Amapá a importância do programa que pode servir como uma espécie de alavanca propulsora do desenvolvimento local”, afirmou a diretora.
O projeto
O projeto Cidades Digitais objetiva também o acesso da população a serviços de governo eletrônico e o desenvolvimento local. O programa viabiliza a conexão entre os órgãos públicos com a instalação de equipamentos e softwares, além de suporte técnico, capacitação de pessoal, e ainda, beneficia com o fornecimento de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, saúde e educação, capacitando os servidores para o uso específico dos softwares e nas Tecnologias de informação e Comunicação (TICs).
O projeto provê ainda pontos gratuitos de acesso à internet para a população em praças, rodoviárias e outros locais; inclusão digital e apoio ao desenvolvimento local, certificando eficiência na gestão pública com melhor atendimento ao cidadão.

Marclene Oliveira
Assessoria de Imprensa/Escola do Legislativo
Contatos: (96) 8124-6957/9147-9937

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...