![]() |
Aspecto da reunião ocorrida em Belém (PA) entre autoridades do Amapá e do Pará |
O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Júnior Favacho (PMDB) desembarcou nesta quarta-feira (08) em Belém (PA) liderando uma delegação formada por várias autoridades amapaenses, para uma nova rodada de entendimentos com o Governo do Pará, voltados a celebração de acordos de cooperação. Em pauta, compensações pelos atendimentos à saúde de paraenses em solo amapaense e vice-versa, além do controle da aftosa, da mosca da carambola e entendimentos sobre o futuro do projeto Jari, no Sul do Amapá.
As reuniões aconteceram no Centro Integrado de Governo (CIG), que congrega as secretarias especiais da máquina governamental paraense e contou com as presenças dos secretários Sérgio Leão (Sec. Especial de Proteção Social), Hélio Franci (sec. Saúde), Luís Fernandes (sec. Especial Segurança Pública), além de Sérgio Moreira (diretor-geral de Defesa Animal e Vegeral). Pelo lado do Amapá, além de Favacho, estavam os secretários José Reinaldo Picanço (Indústria e Comércio), Marcos Roberto (Segurança Pública), Olinda Consuelo (Saúde), Marco Antônio Souza (Diagro) e Kelson Vaz (assessor especial).
Os prefeitos do chamado Vale do Jari também participaram, com os titulares das Prefeituras de Laranjal do Jari, Zeca Madeireiro, de Vitória do Jari, Dielson Souza e de Almerim (PA), José Botelho. Ele participaram de um segundo encontro em Belém com o sócio do Grupo Orsa, Jorge Henriques, atual controlador da antiga Jari Celulose. Durante o encontro, o executivo paulista disse que as demissões provocadas pela paralisação da fábrica são menores que o esperado e que até dezembro a empresa está retomando o processo industrial, desta feita com polpa solúvel, um tipo de celulose para tecido e com mercado consumidor na China.
Júnior Favacho lembrou que recentemente um grupo de parlamentares da ALAP esteve em Belém para tomar ciência do estado de funcionamento da Casa de Apoio, uma referência para pacientes amapaenses assistidos pelo TFD (Tratamento Fora de Domicílio). “Obtivemos garantias a partir do contato com autoridades paraenses, de que esses pacientes poderão contar com atendimento diferenciado e até a unidade de radioterapia recém implantada em Santarém poderá ser utilizada por nossos pacientes de câncer até a implantação deste serviço em Macapá, que também está caminhando a passos largos”, disse Favacho.
Outra frente de ação diz respeito ao controle sanitário. O Pará já é considerado livre de aftosa e pretende com essa parceria estabelecer ações pontuais com o Amapá na região do arquipélago do Marajó não só para proteger seu rebanho – que é muito maior – como também ajudar o Amapá a ficar livre da doença, pois hoje o estado é considerado como de alto risco para aftosa. “É muito importante que o Pará e o Amapá, estamos vizinhos e estados irmãos, possam estar ombreados para avançarmos em várias questões que dizem respeito a um melhor atendimento às nossas populações”, concluiu o presidente da ALAP.
Assembleia Legislativa do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário