Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Deputados prometem apoio a Anglo para a retomada das exportações


“Não viemos aqui para criar caso. Queremos criar alternativas”. Esta frase é do relator da Comissão Parlamentar Especial (CPE), o deputado Jorge Salomão, durante a audiência pública em Porto Grande, na noite de quarta-feira (17). Já o presidente da Comissão da Assembleia Legislativa, deputado Charles Marques (PSDC), prometeu aos dirigentes da Anglo Ferrous, que irá pedir a presidência do Imap para acelerar o processo de análise para que a mineradora armazenar e exportar minério das Docas de Santana.
O anúncio foi feito durante uma visita da comissão à mineradora, na início da tarde desta quinta-feira (18), em Pedra Branca do Amapari. “Temos interesse em que a empresa volte a exportar”, disse Charles Marques.

O encontro entre os integrantes da comissão com os dirigentes da Anglo, também, serviu para a mineradora reforçar o que já havia dito a comissão. “Continuamos com os trabalhos de buscas dos desaparecidos, estamos operando com apenas 50% de nossa capacidade, não estamos fazendo o transporte de minério e asseguramos a comissão a manutenção dos empregos dos trabalhadores”, garantiu Jonas Dantas, gerente de manutenção da Anglo Ferrous.

Esta foi a segunda vez que comissão e dirigentes estiveram reunidos na região do Amapari. O parlamentar ouviu da gerência de manutenção que existe a possibilidade de em 120 dias, a empresa voltar a operar no mercado. A notícia animou o deputado. “Sabemos da importância da retomada da exportação para evitarmos uma crise generalizada na região”, destacou.

Mesmo com as garantias feitas pela Anglo, a empresa está sendo alvo de debates, na região do Amapari. Parlamentares,  autoridades e sociedade civil organizada discutem sobre a operacionalização da mineradora no Estado.

O embate é acompanhado pelos dirigentes da Anglo, que participam das audiências públicas, organizadas pela Comissão Parlamentar Especial. “Achamos importante esse processo, a partir das discussões iremos poder esclarecer tudo o que está sendo feito pela empresa”, disse Bruno Cei, diretor da mineradora.

O primeiro debate aconteceu na quarta-feira (17), na cidade de Porto Grande. No dia seguinte em Pedra Branca. O próximo está confirmado para esta sexta, (19), em Serra do Navio. Conforme o presidente da CPE, os debates devem encerrar com um grande encontro em Santana – ainda sem data definida – onde fica o porto da mineradora.

Assessoria de Comunicação
Emerson Renon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...