Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2018

Audiência pública debate segunda etapa da instalação do Hospital do Amor em Macapá



Os primeiros passos para a implantação de uma unidade de prevenção e diagnóstico do Hospital do Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos) em Macapá foram dados em 2008 por meio da Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Na manhã desta segunda-feira (25), uma audiência pública na Casa voltou a discutir o processo de instalação da unidade no estado. A obra, que está sendo construída numa área de três mil metros quadrados na rodovia Norte/Sul, zona norte da cidade, tem a previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano e deve atender 250 pessoas por dia nas áreas de consultas, exames e intervenção.

Para o presidente do Hospital do Amor, Henrique Prata, as condições que levam as pessoas de todas as regiões do Brasil a procurar o hospital de Barretos têm motivado a engajar nessa luta de construir uma unidade do hospital nos estados. "São mais de 20 mil pessoas que migram por ano para São Paulo em busca de tratamento. É muito triste ver um portador da doença ficando longe da família, o meu sonho era que isso um dia terminasse", frisou Henrique Prata, agradecendo o empenho da bancada federal do Amapá, que aprovou emendas orçamentárias, no valor de R$ 1,9 milhão por parlamentar, para viabilizar a construção do centro de prevenção, diagnóstico de pequena e média intervenção em câncer. "É um projeto que não tem o mesmo custo de um hospital e uma finalidade de identificar e tratar 95% das pessoas com a doença em estado inicial", destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gastão Caladrini, essa iniciativa vem contribuir com o Amapá no combate à doença. "A construção da unidade de Barretos no Amapá, além do projeto da construção do Hospital Estadual do Câncer, que está em análise no BNDES, vem contribuir para o combate da doença no estado", frisou apoiando a iniciativa. Em rápidas palavras, o deputado federal Marcos Reátegui (PSD/AP) destacou o papel das bancadas federal e estadual no processo. "Fico feliz, também, com a manifestação e o empenho dos deputados estaduais e do governador do Estado, que se engajaram nesse processo que, ao final, permitirá o diagnóstico e a cura dessa doença, de forma menos traumática", acentuou. Um dos principais articuladores desse processo, o assessor institucional da Alap em Brasília, Elpídio Amanajás, informou que o momento é de buscar recursos para manter o hospital após a conclusão da obra.

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Jaci Amanajás (MDB), presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos e vice-presidente da Comissão de Saúde da Casa; Charles Marques (DC); Paulo Lemos (Psol); Cristina Almeida (PSB) e Edna Auzier (PSD), além de representantes de várias ONGs ligadas à causa de assistência a pessoas com câncer e famílias de vítimas da doença, que agradeceram ao presidente do Hospital do Amor cantando a música de Roberto e Erasmo Carlos "Você meu amigo de Fé". No início da tarde, os parlamentares, acompanhados do presidente Henrique Prata, visitaram as obras, que estão com 40% concluídas.




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...