Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Presidente Kaká Barbosa solicita identificação na APA do Goiabal


Atendendo ao pedido da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Goiabal, em Macapá, o presidente da Casa de Leis do Amapá, deputado Kaká Barbosa (PR), encaminhou ofício à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) requerendo a colocação de uma placa de identificação na Área de Preservação Permanente (APA), localizada no fim da travessa Shallon com o ramal do Goiabal. O parlamentar enfatizou que o pedido já havia sido feito pela associação de moradores junto ao Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) e à Sema, mas não tiveram resposta.

"Reforcei o pedido em decorrência da necessidade encontrada no local", destacou Kaká Barbosa. De acordo com dados do Atlas das Unidades de Conservação do Estado do Amapá, cerca de 62% do território do Amapá está sob regime especial de proteção exclusiva de unidades de conservação. No total, são 19 unidades de conservação, que totalizam 8.798.040,31 hectares, 12 das quais são federais, 5 estaduais e 2 municipais. São 8 unidades de proteção integral e 11 de uso sustentável, as primeiras ocupando quase 60% do total da área protegida.

No entanto, o Amapá não é o estado mais protegido da Federação somente com as unidades de conservação, quando somado as terras indígenas, que abrangem uma área total de 1.183.498,31 hectares, somasse mais 8,29% aos 62% já mencionados, assim o Amapá passa a corresponder com 69,89% da área total sob regime de proteção especial. Cabe salientar que as áreas indígenas não se enquadram em unidades de conservação, mas desempenham um papel importante na proteção dos recursos naturais.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...