Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2018

Presidente Kaká Barbosa garante apoio na execução do aplicativo Denuncie Mulher Amapá



O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Kaká Barbosa (PR), recebeu na manhã desta terça-feira (17) a gerente do Aplicativo Denuncie Mulher Amapá, Cristiane Sanches Barroso. “Para colocar em prática as ações desta ferramenta, precisamos de suporte técnico para atender a demanda de todos os municípios do estado”, destaca Tina Sanches, como é conhecida, informando que procurou a Assembleia Legislativa com a finalidade de firmar parceria para a divulgação do aplicativo nos meios de comunicação da Casa, além de solicitar do presidente apoio para equipar com móveis e computadores o box de atendimento instalado dentro do Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes).

Kaká Barbosa garantiu total apoio do Legislativo estadual quanto a divulgação na mídia da Casa, doação de mesas, cadeiras, armários e computadores, para que os servidores possam atender a comunidade, num serviço 24 horas. "Gostaria de ressaltar que o pedido justifica-se pela crescente demanda por atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, na sociedade e nas diversas unidades da administração pública", reforça Tina Sanches.

Idealizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), em parceria com o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), o aplicativo registrou em menos de uma semana de funcionamento - lançado no último dia cinco deste mês - 182 casos de violência doméstica, com predominância de violência física, ameaças e descumprimento da medida protetiva. "Em alguns casos que não eram emergenciais, nossa equipe conseguiu articulação com a Rede de Atendimento à Mulher e deu atendimento necessário às vítimas", frisa Tina Sanches, explicando que o aplicativo estará disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais que atendem às plataformas Android e iOS.

Ele permite, em duas opções, a denúncia imediata ou detalhada e informa a geolocalização da ocorrência, em tempo real, à polícia, que é acionada automaticamente. Lembrando o esforço que sempre empreendeu na defesa das mulheres, a deputada Edna Auzier (PSD), que é autora do Projeto de Lei que cria o SOS Mulher, que originou a criação do aplicativo Denuncie Mulher Amapá, com a mesma finalidade, destaca a época em que o aplicativo começou a ser desenvolvido. “Assim que assumi o cargo de deputada, em 2016, convidei a então vereadora Aline Gurgel para visitarmos a promotora de Justiça Alessandra Moro, que nos estimulou a levantar a bandeira em prol da mulher e lutar por essa causa. O estado precisa de monitoramento eficaz. As vítimas de violência doméstica denunciam e as denúncias não surtem efeito. Foi aí que mobilizei minha equipe, com destaque para a assessora Carla Xerfen, que foi incansável nesse trabalho”, lembra a parlamentar, destacando a importância do aplicativo no combate à violência doméstica.

"Estamos comemorando uma forma de melhor proteger a mulher. É necessário que tenhamos uma metodologia eficaz no combate à violência e estou muito feliz de fazer parte dessa geração que poderá acompanhar mais de perto esse aplicativo, que funciona em tempo real. Quando a vítima denuncia, todos saberão aonde está a falha. Se é da delegacia, que não atendeu, ou é outra situação. E, tanto o Ministério Público quanto o Judiciário, terão acesso à denúncia, em tempo real, por meio do smartphone", acrescenta a parlamentar, prometendo estudar uma forma de facilitar a aquisição desse equipamento às mulheres do Amapá.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...