Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2018

No Dia Mundial do Livro, deputado volta defender criação da editora estadual e republicação de obras raras



No Dia Mundial do Livro e dos direitos do autor, o deputado estadual Pedro DaLua (PSC) voltou a requerer que o Parlamento estadual faça a republicação de obras raras que ajudam a entender a construção do Amapá e os principais episódios nestes quase três quartos de século. Ele também pede ao Executivo que crie a Editora Estadual, criada por Projeto de Lei de sua autoria.

Dentre as obras sugeridas estão "Confiança no Amapá" (coletânea organizada por Janary Nunes), "Quem explorou quem no contrato do manganês" (de Álvaro da Cunha), "Telas e quintais" (de Fernando Canto) e "Estórias do Amapá" (de Hélio Pennafort). Além destas, DaLua sugere a republicação de obras literárias como "Sermão de Mágoa" (de Arthur Nery Marinho), "Praça, Pinga, Poesia e Mágoa" (de Obdias Araújo) e "Modernos Poetas do Amapá" (coletânea publicada nos anos de 1960).

A Assembleia Legislativa mantém parceria com a Gráfica do Senado para publicação de discursos, legislações e obras de cunho histórico ou literário. Nestes dois últimos casos, os livros são submetidos ao Conselho Editorial do Congresso Nacional. Para DaLua, as novas gerações precisam conhecer essas obras. O parlamentar também sugere que a história do Amapá seja item exigido em concursos públicos e que as obras de escritores e historiadores locais, como Nilson Montoril, Fernando Rodrigues e Edgar de Paula Rodrigue, sejam mais difundidas nas escolas.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Gabinete Deputado Pedro DaLua
Fotos: Gerson Barbosa / Divulgação
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...