Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2018

Jornalistas e acadêmicos participam de oficina de radiojornalismo comunitário promovida pela Esleg



Profissionais da comunicação da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), acadêmicos do curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da faculdade Estácio Seama, além de jornalistas de vários segmentos, participaram da Oficina de Radiojornalismo Comunitário, ofertada pela Escola do Legislativo (Esleg). Ministrada pelo jornalista Clayton Aguiar, a oficina ocorreu nesta sexta-feira (6), no plenário provisório da Alap, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço.

"Vivemos daquilo que aprendemos. Esses jovens têm muita teoria na faculdade e aqui traremos um pouco da prática jornalística", comentou Clayton sobre a participação dos acadêmicos. Para a diretora da escola, Wilca Costa, a oficina alcançou o objetivo, em proporcionar aos acadêmicos conhecimentos, além dos adquiridos na academia. "Pela participação das pessoas, o resultado foi bastante positivo. Podemos avaliar pela presença dos inscritos que acompanharam até o final", destacou a diretora, agradecendo o esforço da presidente da escola, deputada Roseli Matos (PP) e do presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PR) pelo empenho na realização dos cursos ofertados pela escola.

Na oficina, acadêmicos de Jornalismo e assessores de comunicação tiveram a oportunidade de conhecer a história do Rádio no Brasil; a importância da rádio comunitária na vida das pequenas cidades e a influência da comunicação no dia a dia das pessoas, além do rádio como instrumento de socialização e a influência da internet na propagação do rádio. O tema chamou a atenção do cronista esportivo Reinaldo Costa, presidente da Rádio Comunitária 87.9 FM, inaugurada em janeiro deste ano no assentamento Bom Jesus, município de Tartarugalzinho, que, acompanhado do diretor da rádio, Antônio Carlos do Rosário, participou da oficina e tirou algumas dúvidas com o jornalista Clayton Aguiar. "É um momento oportuno para nós que fazemos o jornalismo comunitário. Estamos caminhando na comunicação comunitária, tentando dar oportunidade à própria comunidade para revelar novos comunicadores", destacou Reinaldo Costa, elogiando a iniciativa da Assembleia Legislativa por meio da Esleg.

A acadêmica do quinto semestre da Unifap e apresentadora do programa Rádio POP, da Rádio Universitária 96.9 FM, Anita Flexa, acompanhou atentamente as palestras. "Estou cursando a disciplina Radiocomunitária na universidade, e os temas colocados aqui vêm agregar aos ensinamentos na academia", destacou, agradecendo o deputado Kaká Barbosa pela oportunidade. Após 30 anos de experiência no jornalismo da tv amapaense, Evandro Luiz migrou para as ondas do rádio. “Quanto mais você buscar conhecimento, mas preparado fica para enfrentar os desafios da profissão. Com essa oficina, estou aprendendo novas técnicas que estarei aplicando no rádio", frisou.

Ao final, os participantes receberam diplomas como forma de engrandecer o currículo profissional. "São pessoas interessadas e ávidas  de conhecimento. Volto para casa gratificado e enriquecido, porque também aprendi com esse público jovem", avaliou Clayton Aguiar.










AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Gerson Barbosa
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...