Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2018

Comissão cobra disponibilização de banheiros em linhas de ônibus intermunicipais




A Comissão de Transporte e Obras Públicas (CTO), presidida na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) pela deputada Aparecida Salomão (PSD), aprovou na manhã desta terça-feira (24) requerimento solicitando à Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) informações sobre a inexistência de banheiros nos ônibus intermunicipais. "Na minha avaliação, se faz necessária a existência de banheiros nos ônibus que fazem linha para o interior, devido ao desconforto provocado pela duração da viagem, chegando até oito horas na estrada sem poder fazer as necessidades fisiológicas, principalmente, no período da noite", justificou a autora do requerimento, deputada Aparecida Salomão. 


A parlamentar disse que tem sido procurada por muitas pessoas usuárias desse sistema de transporte em tom de apelo para que ela ajude a resolver o problema. Para a deputada Raimunda Beirão (PMB), isso é um problema que exige a imediata intervenção pública. "Aliás, estamos atrasados nisso. Entendo que o Governo do Amapá tem responsabilidade junto ao seu povo e não podem permitir que um ônibus que faça o transporte coletivo de longa ou média distância não tenha internamente um sanitário para atender aquelas pessoas que ele transporta", frisou, citando como exemplo a viagem do município de Laranjal do Jari a Macapá, que, durante o inverno, chega a seis horas de duração. 

A deputada Janete Tavares (PPS) entende como um problema de saúde pública. "Tenho informações prévias do setor de saúde de que a exposição de uma pessoa por muito tempo à necessidade de urinar, sem que ela possa materializar isso, pode gerar infecção urinária. O poder público não pode consentir isso. Sei que haverá reclamação das empresas. Sei que dirão que terão custos para adaptar ônibus ou para comprar novos com banheiros. Me preocupo com isso também, mas entre o problema das empresas e a necessidade dos usuários, me cabe preservar os usuários e eu fico do lado deles", disse.

O deputado Fabrício Furlan (PCdoB) citou que as péssimas conservações das rodovias aumentam a duração de tempo da viagem e prejudica o passageiro, que, muitas vezes, necessita utilizar o banheiro para fazer as necessidades fisiológicas. "Caso um passageiro esteja passando mal da barriga, como fica a situação dele?", questionou o parlamentar. Na mesma sessão, os deputados aprovaram viagens técnicas às localidades de Mazagão Velho, Maracá e Ajurixi, município de Mazagão, no período de 24 a 28 de maio. 

Buscando acrescentar informações a serem aplicadas no setor de transportes do Amapá, a CTO deverá participar do Congresso Técnico, da TranspoSul, no período de 26 a 30 de junho, no Parque de Eventos do município de Bento Gonçalves (RS).

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...