Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Assembleia Legislativa realiza primeira sessão itinerante do ano e aprova CPI da mineradora Zamin

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou a primeira sessão itinerante deste ano, nesta quinta-feira (22), para debater vários temas que afligem o município de Santana, distante cerca de 20 quilômetros da capital Macapá. O evento, que ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a participação de vários deputados, do prefeito Ofirney Sadala (PHS) e da presidente da câmara, vereadora Helena Lima (PRP).
O objetivo das sessões plenárias itinerantes é promover debates acerca de tramitação de proposições, a fim de tornar público à comunidade local todas as ações da Assembleia Legislativa. Morador do município de Santana, o deputado Jory Oeiras (PRB) foi o primeiro a usar a tribuna para fazer um discurso ético, focado na apresentação das demandas do município. Das 54 proposições de autoria de vários parlamentares que foram aprovadas na sessão, 17 tem a assinatura de Jory Oeiras.

Jory iniciou parabenizando a iniciativa da deputada Edna Auzier (PSD), proponente da sessão. "Inicialmente, quero externar a imensa satisfação em estar aqui hoje pela primeira vez no meu mandato fazendo parte deste momento histórico, que abre o ciclo de sessões itinerantes, brilhante iniciativa desta legislatura e da deputada Edna Auzier, que escolheu a cidade de Santana para ser palco da abertura deste trabalho, me enche de orgulho”, frisou o parlamentar, agradecendo a confiança do povo santanense que o elegeu. Em seguida abriu espaço para que o prefeito do município pudesse fazer um balanço das atividades do Executivo municipal.

Durante 20 minutos, o prefeito Ofirney Sadala citou os avanços nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico, como melhoramento no fornecimento de água potável na Baixada do Ambrósio, onde 70% das residências recebem o produto. O deputado Max da AABB (SD) propôs em requerimento verbal que seja realizada uma vez por mês uma sessão em Santana, para poder acompanhar de perto as necessidades da população e atender a demanda do município.

A deputada Roseli Matos (PP) começou seu pronunciamento saudando a mesa e dizendo ao povo de Santana que é uma satisfação muito grande participar de uma sessão itinerante no município onde ela iniciou sua vida pública. Na ocasião, parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa (Avante), pelo apoio às atividades realizadas pela Escola do Legislativo, iniciando com a realização de oficina voltada à capacitação de gestores e servidores dos legislativos estaduais e municipais, sobre Programas Federais e Elaboração de Projetos, que acontecerá no período de 12 a 16 de março.

Roseli, que compõe como secretária a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia (Fpidp), lançada na segunda-feira (19), na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), informou a realização de uma audiência pública para discutir o tema no Amapá. "A frente tem como objetivo principal disseminar o debate acerca da doença em âmbito nacional", destacou. O deputado Dr. Furlan (PTB) informou que a doença atinge cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Em muitas partes do mundo, pessoas com epilepsia e suas famílias sofrem com o estigma e a descriminação", explicou o parlamentar, sugerindo que a audiência pública seja realizada no município de Santana.

Ao final da sessão, os deputados decidiram reabrir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tratará sobre as percas financeiras causadas pelas mineradoras no Amapá. "Tomamos essa decisão em virtude do descaso da mineradora Zamim, causando prejuízo financeiro às empresas e, principalmente, às famílias santanenses", concluiu o presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa.











AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...