Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Amapá leva assistência e capacitação a brasileiros na Guiana Francesa

"Muito produtiva". Foi como a deputada estadual Edna Auzier (PSD) classificou a visita que fez à Guiana Francesa, no período de 14 a 17 deste mês, integrando a comitiva da secretária de Política para as Mulheres, Fátima Pelaes e do presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa, em missão oficial para implantar o programa Espaço Brasil Mulher na cidade francesa. No Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (21), a parlamentar agradeceu a oportunidade e destacou a intensa agenda cumprida na capital da Guiana Francesa.
"Agradeço ao deputado Kaká Barbosa pela oportunidade concedida que nos permitiu fazer inúmeros contatos que, certamente, resultarão em providências que irão, de alguma forma, melhorar a qualidade de nossos irmãos que vivem naquele rincão", prometeu a deputada. Edna Auzier referia-se aos encontros de trabalho que manteve na cidade de Caiena. O primeiro, na Universidade local, onde reivindicou o desenvolvimento de um programa de alfabetização de brasileiros que residem ali. Outra questão debatida, já encaminhada ao presidente Temer, é a necessidade da inclusão da língua francesa nas provas do Enem.

"Sabemos que a língua predominante na América Latina é o espanhol. Mas, não pode ser esquecida a importância da fronteira do Amapá com a Guiana Francesa", ponderou a deputada, que também visitou o consulado brasileiro em Caiena e reuniu-se com lideranças comunitárias. Ela visitou também uma ONG que trata exclusivamente dos direitos das mulheres. Na prefeitura, Edna Auzier disse que a cobrança foi a falta de sistema aduaneiro do lado brasileiro. Lembrando que cerca de 90 mil brasileiros moram hoje em Caiena.

A parlamentar destacou a importância do Espaço Mulher para as brasileiras que residem no exterior e parabenizou o Sesi pela atenção e capacitação que promoverá naquela cidade. "O programa visa proteger e cuidar de mulheres vítimas de violência. Também foi importante a participação do Sesi, por meio do presidente do Conselho Nacional do Sesi. A instituição trabalha a qualificação e a orientação profissional dos brasileiros que moram no exterior. Uma carreta está sendo enviada à Caiena, levando cursos e capacitações, visando proporcionar melhorias de vida aos nossos irmãos", anunciou.

Edna foi aparteada pelos deputados Paulo Lemos (Psol) e Cristina Almeida (PSB). Ambos parabenizaram a colega pelo trabalho em prol das mulheres. Paulo Lemos reclamou que existe gritante desigualdade entre o tratamento dispensado na fronteira por franceses a brasileiros e por brasileiros a franceses. "A ponte é uma ladeira. Para cá é uma descida. Para lá é uma subida íngreme", lamentou, lembrando que a deputada Raimunda Beirão (PMB), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado da Alap, foi barrada na ponte, em carro oficial.

A deputada Cristina Almeida anunciou que os membros da Comissão de Relações Exteriores já solicitaram à Mesa Diretora da Casa para a realização do I Seminário de Mulheres do Amapá e de Caiena, a ser realizado dia 23 de março, no plenário provisório da Alap, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço.




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...