Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Programa Casamento na Comunidade une mais 124 casais no Sebrae Amapá

O deputado Max da AABB (SD) representou o Parlamento amapaense na solenidade da 8ª edição do ano de 2017 do programa Casamento na Comunidade. A solenidade, que uniu em matrimônio 248 noivos, foi realizada no Centro de Exposições do Sebrae Amapá, na noite desta quinta-feira (07), e reuniu, além dos nubentes, seus familiares e amigos, e autoridades do estado. O evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá contou com a parceria da Assembleia Legislativa, Cartório Jucá e Sebrae. A festa começou com a entrada dos 124 casais, que, ao som da tradicional "marcha nupcial" e de forma coreográfica, foram, gradativamente, ocupando todos os assentos do salão.

A juíza de Direito Joenilda Lenze, coordenadora do Programa Casamento na Comunidade, investida na função de juíza de paz, celebrou o sacramento citando a passagem bíblica de Mateus, capítulo 5, versículo 41, que diz: "Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas". A magistrada referia-se a lei romana que dava a um soldado o direito de recrutar um civil para carregar sua mochila pelo percurso de uma milha. "Uma das características do verdadeiro cristianismo é produzir homens e mulheres da segunda milha. E o importante é como caminhar a segunda milha. Temos que andar nela com alegria, com entusiasmo, sem ressentimento e sem reclamação", pregou.

Para a desembargadora Sueli Pini, mesmo após tantos anos, o Casamento na Comunidade continua trazendo alegria e entusiasmo, não apenas aos noivos, mas a todos que participam da solenidade. "Mais de 20 anos fazendo casamentos coletivos. Desde o primeiro, em 1996, em barrancas de rio, no atendimento da Justiça Itinerante. Mas, a sensação é de que é sempre a primeira vez. Nós, da Justiça, lidamos com condenações, julgamentos, separação, litígios, demanda e, quando estamos na celebração de um matrimônio que nem essa, estamos falando de união, de bons sentimentos, estamos falando que as pessoas estão assumindo boas responsabilidades. Para nós, do Judiciário, isso acaba sendo uma boa terapia", qualificou.

Para o deputado Max da AABB, a felicidade não é apenas dos noivos, mas também de quem participa dela. "A nossa maior felicidade é trazer a felicidade para as pessoas. A participação da Assembleia Legislativa nesse programa permitirá que mil casais realizem o matrimônio. Casais que esperavam a tanto tempo para concretizar esse sonho, alguns já em união conjugal, até com filhos. E isso permitirá a regularização de toda a situação civil dessas pessoas. Muito boa a iniciativa do deputado Kaká Barbosa em contribuir com essa causa", defendeu.


O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Tork, destacou a importância do evento para os nubentes e para a Justiça. "Esse programa tem sido sucesso ao longo dos anos. Graças a parceira de instituições, como a Assembleia Legislativa, estamos promovendo o fortalecimento da união de mil casais, só este ano. Acho que fortalecer a união das pessoas, estabelecer o convívio familiar, é importante para o casal, para o homem, para a mulher, para os filhos e para os familiares ao redor. O momento é importante para eles e para nós também", concluiu.

Esta foi a penúltima edição deste ano do "Casamento na Comunidade". A última ocorrerá no dia 15 de dezembro, na igreja do Evangelho Quadrangular, com a união de 200 casais, fechando um total de mil casais no ano. Por meio de convênio, assinado com o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa participa do programa. A cooperação faz parte da política de inclusão social, desenvolvido pela gestão, do deputado Kaká Barbosa (Avante), que contempla instituições como os Capuchinhos, em Macapá; Nossa Família e Casa da Hospitalidade, em Santana; entre outras.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...