Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Programa da Rádio Assembleia voltado ao público feminino conta história de mulheres que venceram o câncer

O programa Mais Mulheres, da Rádio Assembleia (93.9 FM), abordou na manhã desta segunda-feira (16) o tema Câncer de Mama. As jornalistas Rosiane Almeida, Monalisa Kato e Jane Barbosa buscaram histórias de lutas e superação de mulheres contra a doença, como a deputada estadual Janete Tavares (PSC), que também é servidora efetiva da Casa, e a professora Maria Alice Ramalho de Oliveira.

A deputada Janete Tavares, 56 anos, descobriu em 2011 o câncer de mama. “É uma doença silenciosa que requer muita atenção”, alertou. A parlamentar só descobriu o câncer após exames de ressonância, iniciando o tratamento imediatamente. “O diagnóstico saiu no mesmo dia em que meu pai faleceu”, disse, com a voz embargada e lágrimas no rosto, garantindo que durante seu mandato tem como bandeira a luta em favor das mulheres com câncer de mama.

"Você que está com câncer nunca perca a vontade de viver e se ame cada vez mais", frisou Janete Tavares, citando que não se preocupou em perder os cabelos. "Tentei manter a minha vida o mais normal possível, principalmente tendo o apoio da família e do esposo", relembrou a parlamentar, que enfrentou outra luta, contra o câncer de pele.

A professora Maria Alice sentiu um nódulo na mama ao fazer o autoexame em 2013. Ela recorreu à mamografia, que constatou a doença após exames de biópsia e imuno-histoquímica, mas o tumor estava avançado. "Os médicos se surpreenderam por ainda estar viva. Mas venci graças ao apoio da família, meu esposo e meus filhos", agradeceu a professora, comentando o sofrimento que passou, retirando as duas mamas.

"Fiz quase todo o tratamento no Estado, mas por meio do meu plano de saúde", frisou a professora, que continua fazendo o tratamento de hormonoterapia. Ela aproveitou para cobrar das autoridades a implantação do serviço de radioterapia na rede pública de saúde do Estado.

A deputada Janete Tavares trabalha, junto ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde, para solucionar um problema antigo na rede de saúde, um aparelho para exames de mamografia no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). "Em Brasília, fui informada que existem sete aparelhos na rede pública do Estado", comentou a deputada. 

Outubro Rosa 

Como mote para a discussão deste tema, está a realização da campanha Outubro Rosa, que desde a década de 1990 promove ações para educação em saúde, conscientização da sociedade para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para este ano, são estimados 57.960 novos casos da doença entre as mulheres brasileiras, ou 159 por dia. Quando o câncer de mama é detectado em estágio inicial, as chances de cura sobem para 95%. Há casos de câncer de mama em homens, mas a incidência é muito baixa.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...