Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Deputada Edna Auzier promove debate sobre violência contra as mulheres

Por iniciativa da deputada Edna Auzier (PSD), o plenário da Assembleia Legislativa promoveu, na sessão desta quarta-feira (25), debate sobre a campanha de combate à violência contra as mulheres. A convite da parlamentar pedessista, a professora Dra. da Universidade Federal do Amapá, Margareth Guerra, coordenadora do Programa de Combate à Violência contra as Mulheres na instituição de ensino, usou a tribuna no Grande Expediente.

"O desafio iniciou em 2015", disse a professora Margareth, explicando que um grupo de profissionais da educação decidiu avançar na discussão da temática da violência contra a mulher, por meio da educação. "Temos leis modernas, um conjunto de estratégias e assistencialismo que tratam do assunto. Mas entendemos que a estratégia básica, que revolucionará, certamente, será por intermédio da educação. Foi aí que decidimos por em prática algo efetivo que fizesse a diferença. Assim, o Amapá saiu na frente, como o precursor na ação pedagógica para trabalhar essa temática", enfatizou.

A professora se referia ao curso de extensão universitária, promovido pela Unifap, com apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Ministério Público Estadual, Universidade do Estado do Amapá e dos movimentos sociais. Inicialmente, serão contemplados 240 professores, em quatro módulos, com duração de 4 meses. A intenção é torná-lo permanente na matriz de cursos da instituição.

Para a deputada Edna Auzier, o Amapá tem avançado muito na proteção e empoderamento das mulheres, cujo Parlamento conta com 11 deputadas, a maior bancada feminina do Brasil. "Esse curso está repercutindo em todo o país, por ser o Amapá o primeiro estado da federação a implantá-lo como extensão universitária, mas que poderá tornar-se permanente na grade curricular da instituição".

A deputada justificou sua iniciativa em convidar a professora, como mobilização para o debate. "Estamos nos aproximando da campanha 16 Dias de Ativismo, que busca sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra o sexo feminino. Contamos com o apoio dos parlamentares amapaenses durante o evento que acontecerá no Amapá. É um tema que muitas mulheres preferem silenciar. Aproveitamos esse período para falar sobre a violência contra a mulher e, principalmente, divulgar os serviços e equipamentos de denúncia", explicou Edna Auzier.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...