Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Deputados do Amapá visitam Associações de Proteção ao Condenado, em Minas Gerais



A vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Roseli Matos (PP) e o membro da Comissão de Segurança Pública, deputado Charles Marques (PSDC), integraram a comitiva formada por membros do Parlamento Amapaense, Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Geral do Estado e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, durante visita institucional às Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs), no estado de Minas Gerais. A visita ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro, nos municípios de Itaúna e São João Del-Rei, e objetivou a troca de experiências com o Tribunal de Justiça daquele estado.

Em Itaúna, a comitiva visitou a Apac masculina, nos regimes semiaberto e fechado, e a Apac de São João Del-Rei, a vistoria foi realizada no regime fechado. A experiência do método Apac de Minas Gerais tem feito com que cerca de 70% dos presos do município de Itaúna consigam se reinserir na sociedade. Aproximadamente 39 comarcas do estado já adotaram o método, que é uma forma auxiliar de execução penal no qual se tem como resultado a ressocialização dos apenados em um índice muito diferente daqueles que ocorrem no sistema prisional comum.










Para a deputada Roseli, visitas como essa servem como troca de experiências entre instituições congêneres e podem contribuir para aperfeiçoar métodos utilizados pela gestão penitenciária no Amapá, ajudando na ressocialização dos internos. "O que é bom é para ser copiado. Verificamos que as Associações de Proteção ao Condenado, em Minas Gerais, prestam um grande serviço à sociedade, ajudando os apenados a se reintegrarem às suas comunidades. São exemplos que comprovam que nem tudo está perdido e que, com esforço, podemos superar barreiras e, quem sabe, aproveitar o potencial de nossos irmãos que, por algum motivo, deram um passo em falso, mas podem se redimir".


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Ascom/Deputada Roseli Matos
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...