Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Deputada Roseli Matos visita obra de construção do Hospital Universitário e elogia desempenho



A convite da reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, a primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Roseli Matos (PP), acompanhada de assessores, inclusive do assessor institucional em Brasília, Elpídio Amanajás, visitou, na manhã desta quinta-feira (14), o canteiro de obras do Hospital Universitário do Amapá, localizado na zona sul da capital, próximo ao Estádio Zerão.

Acompanhada da reitora Superti, de técnicos da Unifap e de engenheiros do consórcio responsável pela construção, a parlamentar teve oportunidade de conhecer uma das mais importantes obras da área de sáude pública, em andamento no Estado. A parlamentar disse que ficou satisfeita com o que viu e prometeu se empenhar junto à bancada federal do Amapá, para que não faltem os recursos necessários à conclusão da obra. "Quero parabenizar a Reitoria da Unifap, assim como todos os que estão envolvidos nesta obra. Na prática, isso implica num compromisso com a coisa pública, pois esta obra está sendo realizada num curto espaço de tempo e com muita qualidade. Minha visita hoje, representa o compromisso que assumo com o povo do Amapá de ajudar, buscando mobilizar e sensibilizar a bancada federal, no intuito de conseguir a liberação dos R$ 100 milhões restantes, necessários à conclusão desta obra. Afinal, este hospital será muito importante, pois irá desafogar os demais hospitais públicos, com atendimento de qualidade na área da saúde do Estado do Amapá", destacou.

A parlamentar aproveitou para anunciar uma Audiência Pública que promoverá na Assembleia Legislativa, dia 29 de setembro, para debater a importância do Hospital Universitário. "A Audiência terá como objetivo esclarecer o que é o Hospital Universitário e qual a sua importância para a sociedade amapaense. E, tenho certeza que os deputados federais e senadores pelo Amapá terão um olhar diferenciado para essa obra que está sendo executada de forma correta e eficiente", concluiu.

A reitora Eliane Superti destacou a importância do Hospital Universitário para sociedade amapaense. "A obra está bastante adiantada. A previsão de entrega era de 36 meses, mas estamos tentando antecipar e, provavelmente, vamos conseguir. Agora, o desafio é conseguir sensibilizar a bancada amapaense para lutar pela segunda emenda de bancada que irá garantir os recursos necessários à conclusão da obra. Este hospital tem o potencial de mudar o cenário de atendimento hospitalar no nosso Estado. Ele é importante para a Unifap e para a sociedade amapaense. Se conseguirmos o recurso necessário, através de emenda de bancada, em 2019 a população já poderá contar com este hospital" prometeu.
Para a reitora, mesmo antes da obra concluída, o Hospital Universitário do Amapá já é uma referência na área de saúde pública, no norte do Brasil. "Hoje, este seria o terceiro hospital universitário na região norte do Brasil, atrás somente do de Belém e do de Manaus, cujas populações são bem maiores que a do Amapá. O projeto do nosso Hospital Universitário é hoje, referência para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para todas as unidades que estão sendo construídos a partir de 2015. Isso na causa orgulho, pois reflete a competência de todos os que estão envolvidos nesse trabalho", enalteceu.
Superti também destacou a importância do Hospital Universitário para a ampliação do número de vagas no Curso de Medicina da Unifap e apelou à sensibilidade da bancada federal do Amapá na consecução de recursos "A Unifap, hoje, já tem condições de ampliar o número de vagas para o Curso de Medicina. Mas não podemos fazê-lo, porque a nossa estrutura de atendimento em saúde não comporta mais alunos em internato, em prática, em estágio. Estamos formando 60 médicos por ano, podemos chegar a 90, mas precisamos ampliar essa rede. E o Hospital Universitário será um passo decisivo para que, em seguida, a gente consiga fazer a ampliação das vagas de medicina. O curso de medicina da Unifap tem uma contribuição muito importante a dar a toda a região. Ele foi considerado entre os 50 melhores cursos do Brasil. Ocupa hoje a 32ª posição, apesar de ter apenas 8 anos de funcionamento. Quando o nosso Hospital Universitário estiver pronto, a possibilidade de estarmos entre os 10 melhores cursos de medicina do Brasil é real. E isso, é aqui. Com profissionais amapaenses, com infraestrutura da Universidade Federal do Amapá e, agora, com o nosso hospital. Ou seja, nós somos, sim, extremamente eficientes, capazes e competentes. Mas, precisamos contar com a sensibilidade, mais uma vez, da nossa bancada federal para que este hospital, de fato, seja concluído", conclamou.
O Hospital Universitário está sendo construído com recursos provenientes de emenda orçamentária de bancada dos deputados federais e senadores pelo Amapá. Terá uma área construída de 40 mil metros quadrados e sua obra física está orçada em R$ 172 milhões. Previsto para ser inaugurado em 2020, está com a construção bastante adiantada, representando uma antecipação de pelo menos seis meses. Dotado de um heliporto (local para pouso de helicóptero) para casos de extrema emergência, o hospital se constitui de quatro blocos, sendo um térreo (administração) e três, com quatro pavimentos, destinados a área ambulatorial e internação. Ao todo o Hospital Universitário ofertará 300 novos leitos hospitalares no Estado, sendo 60 na área de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Hoje, a obra gera 400 empregos diretos, com previsão de brevemente chegar aos 500, no pico da construção. A obra está sendo realizada por um consórcio de quatro construtoras. Duas de São Paulo (CDG e SH) e duas do Paraná (JL e Damiani). Segundo o engenheiro Eduardo Cunha, gerente do Consórcio, todas as vagas de emprego são preenchidas por mão de obra local e o material e serviços contratados são, prioritariamente, adquiridos de empresas locais.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto e fotos: Paulo Olivera Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...