Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Audiência Pública debate o crescimento da violência em Santana



A comunidade santanense participou massivamente da audiência Pública promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (Alap), no plenário da Câmara de Vereadores do município de Santana, na noite desta quinta-feira (14), lotando as galerias do Parlamento Mirim.

Sobe o tema "Segurança Pública – Direito de Todos", o evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Jory Oeiras (PRB) e pelos membros, deputados Jacy Amanajás (PV) e Charles Marques (PSD). Contou ainda com a presença dos deputados Paulo Lemos (PSOL) e Edna Auzier (PSD), respectivamente, presidentes da Comissão de Ética (CE) e da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CJR). Da mesa diretora dos trabalhos, participaram, ainda, o secretário estadual de Segurança Pública, Ericláudio Alencar; o promotor de justiça da comarca de Santana, Adilson Garcia; a presidente da Câmara de Vereadores de Santana, vereadora Helena Lima; a delegada de polícia civil de Santana, Luiza Rosa Lima e o comandante do quarto Batalhão da Polícia Militar, coronel PM Aldenei Almeida.

Durante a audiência, foi franqueada a palavra a todas as lideranças presentes que fizeram as mais variadas cobranças ao Poder Público, em especial, reclamando sobre a falta estruturas de segurança pública e o pequeno contingente policial, que não são suficientes para combater a crescente onda de violência registrada no município nas últimas semanas. Ao final, as autoridades presentes responderam ao questionamento popular e prometeram providências que, num breve espaço de tempo, deverão minimizar a ação criminosa.

Para o secretário de segurança, Ericlaudio Alencar, a falta de recursos financeiros é o maior entrave, no momento, para a construção de unidades policiais e disponibilização de profissionais para trabalhar na segurança pública. Mas, segundo Alencar, uma emenda de bancada, no valor de R$ 90 Milhões, já aprovada no Congresso, vai garantir a construção do novo quartel da PM e do prédio do CIOSP. Disse também que o governo está agindo e o concurso público, já realizado na área de segurança pública, vai garantir o pessoal necessário para o setor.

Os deputados da Comissão de Segurança Pública que se pronunciaram no evento, esclareceram que a realização da Audiência Pública, em Santana, faz parte de um calendário de atividades e já estava programada desde o início do ano e não foi realizada apenas porque aumentou a violência no município. O deputado Charles Marques defendeu a criação de Guarda Municipal em todos os municípios do Estado, como forma de combate à violência e citou o caso de Pedra Branca do Amapari, onde foi criada uma coordenadoria de segurança pública, cujos resultados já começam a aparecer na redução do índice de violência contra a mulher.

O presidente da CSP, deputado Jory Oeiras, encerrou a Audiência Pública conclamando a população e as forças de segurança para firmar um pacto contra a violência. "O combate à criminalidade depende da união de todos nessa luta. As forças de segurança, unidas, vão expurgar o crime. Vamos apresentar o relatório final às autoridades e, com certeza, teremos mais apoio e mais policiamento ostensivo nas ruas e nas escolas", assegurou.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Paulo Olivera Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...