Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Audiência pública promove debate sobre o Hospital Universitário do Amapá

Empenhada em ver concluída a obra do Hospital Universitário, considerado de fundamental importância para o povo do Amapá, a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Roseli Matos (PP), realizou audiência pública na manhã desta sexta-feira (29), no Plenário da Casa de Leis, para falar sobre a necessidade de mobilização de toda a classe política do Amapá, no intuito de conseguir liberação, via emenda orçamentária, dos recursos necessários à conclusão da obra e aquisição de equipamentos.

"Esta é uma obra que mudará a concepção da população amapaense sobre saúde pública", disse a deputada Roseli Matos. "Vai dobrar a oferta de leitos hospitalares e estabelecer atendimento a um número muito maior de usuários da rede de saúde pública do Estado. Era necessária esta audiência pública, para que a população e as autoridades soubessem o que é o Hospital Universitário e qual a sua importância na sociedade. Quero, aqui, reconhecer o esforço que está sendo feito pela nossa bancada federal em prol dos recursos necessários à conclusão desta obra", enfatizou a deputada.


Para a reitora da Unifap, Eliane Superti, o hospital terá várias funções, entre as quais a otimização de todos os cursos da área de saúde. "Todos precisam de estrutura para o seu desenvolvimento, e hoje, a rede pública de saúde não permite a expansão de nossos cursos", explicou, lembrando que, com a conclusão do empreendimento, as vagas no curso de Medicina aumentarão de 60 para 90, anualmente. 



Os deputados federais André Abdon (PP/AP), Marcos Reátegui (PSD/AP) e Cabuçu Borges (PMDB/AP) também usaram da palavra, ocasião em que parabenizaram a deputada Roseli Matos pela iniciativa e se prontificaram a continuar lutando pela obtenção dos recursos financeiros necessários para concluir e equipar o Hospital Universitário.

O deputado estadual Paulo Lemos (Psol) disse que o hospital é um sonho que está se realizando e elogiou a bancada federal pelo esforço em prol dessa causa. "Esta obra será uma referência no Norte do país. A contribuição da nossa bancada federal em prol deste empreendimento, por si só, já seria suficiente para colocá-la num pedestal, como a bancada que se mobilizou e conseguiu recursos para auxiliar na solução de um dos mais graves problemas que o estado enfrenta, que é a saúde", elogiou.

O evento foi encerrado com questionamentos encaminhados pelos presentes e respondidos pelos integrantes da mesa de honra. Presidida pela deputada Roseli Matos, proponente, a audiência pública também contou com a participação do deputado estadual Jory Oeiras (PRB) e dos médicos Marco Túlio e Maira Tong - coordenadora do curso de Medicina da Unifap.

O Hospital Universitário 

Vinculado à Unifap, está sendo construído com recursos provenientes de emenda orçamentária de bancada dos deputados federais e senadores pelo Amapá. Terá uma área construída de 40 mil metros quadrados e sua obra física está orçada em R$ 172 milhões. Previsto para ser inaugurado em 2020, está com a construção bastante adiantada, representando uma antecipação de pelo menos seis meses.

Dotado de um heliporto (local para pouso de helicóptero) para casos de extrema emergência, o hospital se constitui de quatro blocos, sendo um térreo (administração) e três, com quatro pavimentos, destinados à área ambulatorial e internação. Ao todo, o Hospital Universitário ofertará 300 novos leitos hospitalares no estado, sendo 60 na área de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Gerson Barbosa / Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...