Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Deputados participam da inauguração do Centro de Nefrologia no município de Santana


Entrou em funcionamento nesta quarta-feira (5), a Unidade de Nefrologia do município de Santana. Inaugurada pelo governador do Estado, Antônio Waldez Góes (PDT), a clínica recebeu o nome de Lourival Duarte Brandão, e dispõe de 14 modernas máquinas de hemodiálise. Somadas às 37 máquinas existentes no Hospital das Clínicas Alberto Lima, em Macapá, resultam em 51 poltronas de atendimento aos pacientes renais no Estado.

“É um momento histórico para todos nós, deputados da Assembleia Legislativa, que lutamos para que pudéssemos ter um Centro de Nefrologia moderno em Santana”, frisou a primeira vice-presidente da Casa Leis, deputada Roseli Matos (PP), agradecendo ao governador do Estado por concretizar o sonho dos pacientes que residem na cidade de Santana.

A Unidade de Nefrologia começou a ser construída em 2014 e foi paralisada no mesmo ano. Em 2015, o governo retomou a obra, que precisou sofrer mudanças no projeto original para atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O custo total da obra foi de R$ 1,7 milhão.

“Pela quantidade de pacientes renais que vive no município, entendemos que já deveria existir um centro desse porte, que trás esperança para as famílias dos doentes crônicos”, destacou o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (CAS), deputado Dr. Furlan (PTB).

Durante a cerimônia, o governo apresentou a equipe técnica e especializada composta por técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos nefrologistas, além de outros profissionais. A clínica de nefrologia atenderá o municípios de Santana e Mazagão. Centenas de santanenses participaram do evento de inauguração.

 

Inicialmente 24 pacientes serão atendidos na clínica as terças, quintas e sábados, nos turnos da manhã e tarde. “Dessa forma reduz o sofrimento dos pacientes que precisam se deslocar até à capital Macapá”, ressaltou o deputado Jaci Amanajás (PV).

 






Membro da Comissão de Saúde, o deputado Jory Oeiras (PRB), citou a experiência de acompanhar o sofrimento dos pacientes do município no deslocamento até o Hospital das Clínicas Alberto Lima, em Macapá.

“Eles saem cinco horas da manhã e acompanhamos os pacientes neste trajeto. Mas, o sofrimento maior era à volta, quando após o tratamento estão debilitados”, comentou.

 




A família de seu Lourival Duarte Brandão, que deu nome à Clínica de Nefrologia, participou da cerimônia de inauguração. Dona Oneide Brandão e Mário Brandão, esposa e filho respectivamente, falaram em público que ficaram agradecidos pela iniciativa de homenagear uma pessoa tão querida para eles.

Lourival era paciente renal crônico, precisou do processo de hemodiálise durante 15 anos e morreu aos 77 anos de idade.

“Não serviu para o meu esposo, mas fico feliz em ver que o povo santanense vai dispor de um atendimento de primeira qualidade. Estamos felizes que essa obra tenha recebido o nome dele”, concluiu emocionada a homenageada.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...