Pesquisar este blog

sábado, 3 de junho de 2017

Assembleia Legislativa promove Audiência Pública sobre Assistência ao Parto e ao Nascimento no Estado


Com as galerias tomadas por acadêmicos de medicina, enfermagem, fisioterapia e representantes de classes profissionais como enfermagem, parteiras e doulas, a Assembleia Legislativa do Estado (Alap) promoveu nesta sexta-feira (02), Audiência Pública sob o tema “Assistência ao Parto e ao Nascimento no Estado”, realizada pelo mandato do deputado Estadual Dr. Furlan.

Presidida pelo parlamentar, a Audiência Pública contou ainda, na mesa diretora dos trabalhos, com a presença do promotor de Justiça André Luiz Araújo; do representante da Secretaria de Saúde, enfermeiro Ivo Melo; da representante da Associação das Enfermeiras Obstetras, Ediane Andrade e da representante das Doulas, Raiane de Almeida Pena, além dos deputados Paulo Lemos e Roseli Matos.

Raiane Pena foi a primeira a usar da palavra, para explicar à plateia o significado da palavra Doula, que é “uma assistente de parto, com ou sem formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher”.
O representante da Secretaria de Saúde, enfermeiro Ivo Melo, aproveitou a oportunidade para anunciar, para o segundo semestre do ano, a inauguração do serviço de apoio ao parto e ao nascimento a ser implantado na Maternidade da Zona Norte da cidade e a revitalização da Maternidade Mãe Luzia, que receberá R$ 4 milhões em novos equipamentos.

O promotor de Justiça André Luiz Araújo, parabenizou o deputado Dr. Furlan pela iniciativa e falou sobre a atuação do Ministério Público a respeito do acompanhamento de parto e pós- parto na rede pública de saúde. “Temos uma ação tramitando na Justiça Federal que busca, há 8 anos, a melhoria no atendimento das unidades de saúde”, assegurou.

A primeira palestra foi proferida pela médica e professora universitária Maribel Smith que falou sobre a assistência ao nascimento. “Mesmo sendo o milagre da vida que se renova repleto de beleza e perfeição, o nascimento é também o evento maias perigoso com o qual o ser humano se defronta em toda a sua existência e precisa de cuidado especial”, enfatizou.

O segundo palestrante, o presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Valdecyr Herdy Alves, que discorreu sobre o tema “Parto e Nascimento Humanizados – Avanços e Perspectivas. Herdy sugeriu a criação de um Instituto para as Parteiras Tradicionais no Amapá, “em razão da grande importância dessas profissionais na região no processo do parto”. A Audiência foi encerrada com debate entre os participantes.

Para deputado Dr. Furlan, o evento atingiu plenamente o objetivo ao debater assuntos tão importantes para a vida do cidadão.

“Estou muito feliz por proporcionar esse momento de debate sobre a assitência materna e infantil no Estado do Amapá. A presença de acadêmicos neste evento, mostra que esta Casa não discute apenas política, mas também assuntos científicos. Eles não querem debater política, querem informações. A vida nasce na fecundação e, tudo o que é feito no interstício de nove meses vai se refletir na pessoa, no seu caráter, na personalidade e na própria estrutura física e psicológica. Daí, a importância desse debate”, concluiu.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...