O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Kaká Barbosa (PT do B) participou, na manhã desta sexta-feira (1º), na sede do Ministério Público do Estado, da solenidade de assinatura de um convênio destinado a subsidiar ações sociais em benefício das comunidades ribeirinhas nos rios Amazonas e Matapi. Além do parlamentar foram signatários do documento o procurador geral do Ministério Público, Roberto Álvarez; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Sueli Pini; o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Alípio Jorge Monteiro da Silva; o prefeito de Mazagão, Dilson Borges; a secretária estadual de saúde adjunta, Telma Miranda; o secretário municipal de saúde em exercício, Elder Silva Lage e, como testemunhas, o juiz Rogério Funfas e a promotora de justiça Ivana Cei.
O convênio assinado pelas autoridades terá duração de um ano, podendo ser renovado por até 60 meses e se destina a dar suporte ao Navio-Auxiliar “Pará”, da Marinha do Brasil, que fará incursões nas regiões ribeirinhas do Estado, especialmente no distrito do Bailique e município de Mazagão, levando assistência médico-odontológica às comunidades ribeirinhas, bem como o atendimento por parte do Ministério Público do Estado (MPE), do Tribunal de Justiça do Estado (TJAP) da Secretaria Estadual de Sáude (Sesa) e de órgãos de saúde dos municípios de Macapá e Mazagão. Cada poder disponibilizará recurso de seus próprios orçamentos, no valor de R$ 58 mil, para auxiliar a Marinha na aquisição de suprimentos e medicamentos necessários à ação.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa, elogiou a iniciativa da Marinha Brasileira e louvou a atitude dos poderes constituídos do Estado nessa missão. “No memento tão difícil por que passa o país, vejo com a satisfação essa contribuição para melhorar a assistência médica e social às nossas comunidades ribeirinhas que encontram grande dificuldade de acesso à capital. O navio Hospital Pará vai transitar nas regiões ribeirinhas do Bailique e do Mazagão. Vai promover consultas médicas, odontológicas e atendimento do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. O grande beneficiário disso tudo, na verdade, será a sociedade que habita nas barrancas do rio e que tem enorme dificuldade de chegar na capital. A assembleia e os demais poderes estão dando a sua contribuição. A Marinha é quem vai fazer a grande operação e nós juntamos forças para auxiliá-la nessa missão. Afinal a obrigação dos poderes é dar assistência à sociedade. E é isso que estamos fazendo, dentro de nossas possibilidades financeiras”, enfatizou.
A primeira operação do navio Pará nas águas amapaenses está prevista a segunda quinzena do mês de agosto.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Fotos – Jaciguara Cruz
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com
A primeira operação do navio Pará nas águas amapaenses está prevista a segunda quinzena do mês de agosto.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Fotos – Jaciguara Cruz
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário