A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) realizou a primeira reunião com representantes dos sindicatos dos servidores públicos estaduais para a busca de uma solução negociada para o impasse sobre uma nova data de pagamento do funcionalismo. O evento aconteceu no Palácio do Setentrião e contou com a participação do próprio governador Waldez Góes, sindicalistas e um representante do Tribunal de Contas do Estado.
O encontro foi proposto pelo presidente da ALAP, deputado Kaká Barbosa, que liderou um grupo de parlamentares para a reunião. O grupo contou com os deputados Roseli Matos, Ericlaudio Alencar, Charles Marques, Jayme Perez, Edna Auzier e Augusto Aguiar. O TCE esteve representado pelo conselheiro Ricardo Soares; os sindicalistas presentes foram Álvaro Corrêa (ASMEAP), Narcisa Ardasse (SIMPOL), Francisco Gean (SINTEC-UEAP e Aroldo Rabelo (SINSEPEAP). Pelo estado compareceram os secretários Antônio Teles Júnior (SEPLAN), Josenildo Abrantes (SEFAZ) e Marcelo Roza (CASA CIVIL).
O governador abriu a reunião falando das dificuldades de caixa do estado, consequência de toda uma conjuntura nacional que está fazendo com que estados maiores e mais ricos que o Amapá passem por dificuldades até maiores, como parcelamentos e atrasos de pagamento de pessoal ativo e pensionistas. “Eu não estaria enfrentando todo esse desgaste perante vocês e a opinião pública se realmente o tesouro estivesse com capacidade de pagar a folha do funcionalismo”, disse Waldez.
Entre as alternativas apresentadas, segurar a tramitação da PEC 0001, no âmbito da ALAP, para que os líderes sindicais possam consultar suas bases em assembleias para deliberar sobre outras possibilidades de evitar novos parcelamentos de salários. Uma dessas alternativas seria levar a data de pagamento para o dia 10 do mês subsequentes ao trabalhado; outra seria manter o pagamento dos servidores no dia 30, adiando o repasse aos Poderes Constituídos e o Ministério Público para o dia 10.
O presidente Kaká Barbosa avaliou como bastante produtiva a reunião. “Saímos deste encontro com a consciência do dever cumprido, pois a proposta era exatamente essa, ou seja, estabelecer o diálogo através dessa mesa de negociações que terá uma nova rodada na próxima sexta-feira, às 15 horas, dessa vez com cada um dos 32 sindicatos representativos ocupando assento na reunião com o governador e os demais poderes”, concluiu Barbosa.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação Social – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Fotos – Gerson Barbosa
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com
TV Assembleia HD Canal 57.2 | Rádio Assembleia 93,9 FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário