Em comemoração à Lei nº 1.888, de 06 de maio de 2015, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino, comemorado anualmente no dia 27 de junho, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), autora da lei, utilizou do Grande Expediente da sessão deliberativa desta quarta-feira, 24, para homenagear representantes das quadrilhas juninas do todo Estado. Na justificativa, Almeida explicou que os quadrilheiros são pessoas íntegras que se preparam durante meses para levar alegria e a cultura da festa de São João aos arraiais em todo Estado.
Como parte da homenagem, a parlamentar concedeu seu tempo regimental na Tribuna da Casa de Leis para a explanação da Presidente da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), Daiana Ramos. A presidente da FEFAP, explicou que o trabalho acontece durante o ano todo e também ressalta a questão social e econômica dos movimentos. Ela relatou ainda, que as danças formam um grande trabalho social porque tira muitas pessoas da marginalidade.
Almeida enalteceu a figura do quadrilheiro e o trabalho social que realiza nas comunidades. Para ela, o trabalho dessas pessoas vai além do incentivo à cultura e se configura como importante ferramenta de ação social e educativa. “Crianças, jovens e adultos se envolvem a ponto de tornar a quadrilha extensão de suas famílias, cujo principal objetivo é a união, o respeito ao próximo, a cordialidade, incentivando o companheirismo e a amizade”, disse.
Mais do que brincar quadrilha, os grupos folclóricos desse segmento realizam um trabalho social e de inclusão em suas comunidades, que reflete no dia a dia dos moradores, interferindo diretamente nos jovens e adolescentes que integram esses movimentos. Por isso, a deputada reconhece a importância do quadrilheiro junino como agente de manifestação cultural e de geração de emprego e renda nas comunidades.
Cristina Almeida se comprometeu em lutar pela construção de um local apropriado apenas para a quadra junina, o ‘Quadrilhódromo’. O complexo sediará a tradicional festa junina da Capital, cujas quadrilhas já conquistaram renome nacional e atraem turistas de todo o país para o Amapá.
A quadra junina amapaense 2015 acontece na área interna do sambódromo no período de 12 a 30 de Junho.
Fonte: ASCOM/CRISTINA ALMEIDA –PSB
Fotos: Glicia Romano
Nenhum comentário:
Postar um comentário