Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Projeto de Michel JK reconhece Círio de Nazaré como ‘Patrimônio Imaterial’ do estado


Foi aprovado nesta segunda-feira (18) no Plenário da Assembleia Legislativa, projeto do deputado Michel JK (PSDB) que reconhece como “Patrimônio Imaterial do Amapá’ o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações populares da Amazônia e que já está presente há 81 anos no Amapá. A proposta passou com votos unânimes dos parlamentares presentes, inclusive de representantes da bancada evangélica da Casa.
Segundo o autor da proposição, trata-se de um reconhecimento por uma manifestação de religiosidade do povo católico, mas que também se torna um acontecimento cultural do estado. “Desde 1934 que as famílias amapaenses se reúnem no segundo domingo de outubro para essa manifestação que a cada ano só faz crescer e o nosso projeto cria mais condições para que o evento possa receber mais apoio oficial e também privado”, argumentou JK.
Vários parlamentares participaram da discussão do projeto, no Grande Expediente da sessão deliberativa que abriu os trabalhos no Parlamento Estadual. Roseli Matos (DEM), lembrou que um projeto de sua autoria passou a regular aquilo que poderia ser reconhecido como patrimônio imaterial, pois até então algumas pessoas só imaginavam que coisas materiais poderiam receber tamanho reconhecimento.
Outros parlamentares, como Ericlaudio Alencar (PRB), Jory Oeiras (PRB), Dr. Furlan (PTB), Charles Marques (PSDC) e Mira Rocha (PTB), parabenizaram a iniciativa de JK e anteciparam voto favorável à aprovação da proposta. Representantes da bancada evangélica da ALAP, como Pastor Oliveira (PRB) e Pedro da Lua (PSC), destacaram a relevância do projeto e sublinharam que não se trata apenas de uma festa religiosa. “Uma pesquisa recente do instituto Datafolha coloca a igreja católica como a terceira instituição de maior credibilidade no país e a Igreja Universal, a qual eu congrego, está na quinta colocação, o que demonstra a força e a respeitabilidade das igrejas cristãs no Brasil”, disse Oliveira.
Depois de aprovada a proposta, Michel JK fez questão de agradecer o apoio incondicional de seus pares e lembrou que o Círio de Nazaré arregimenta 2 milhões de fiéis e também turistas para Belém e no Amapá a festa já reúne melo menos 200 mil pessoas. “É um reconhecimento oficial da força e da fé do povo amapaense nesta que é considerada a padroeira da Amazônia”, concluiu JK.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – DECOM
Diretor do Decom – Cleber Barbosa
Fotos – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...