Indignada com a situação que recebeu a Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) e as condições dos centros que compõem a instituição. Dessa forma, a diretora presidente da Fcria, advogada Albanize Colares, começou a utilizar o tempo concedido no grande expediente, cedido pelos deputados Pedro da Lua, Edna Alzier e Jory Oeiras, para que ela discursasse na Assembleia Legislativa do Amapá.
O discurso de Albanize Colares é resultado da visita que o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Pedro da Lua, e a deputada Edna Auzier, fizeram na sexta-feira, 8, a Fcria. A reunião serviu para definir estratégias a serem tomadas em relação ao Centro Sócio Educativo de Internação Masculina (Cesein).
Na semana passada, a CDH/Alap fez uma inspeção no Cesein. Durante a ação, o deputado Pedro da Lua conversou pessoalmente com os internos e ouviu as reclamações dos adolescentes que pontuaram ao deputado as condições pelas quais vem passando. Dentre elas, estão a falta de higiene nos alojamentos, colchões inadequados para o uso, alimentação de baixa qualidade, falta de médicos para atender alguns internos que apresentam problemas de saúde, além da necessidade de um mutirão judicial para avaliação dos que já cumpriram suas medidas sócio-educativas e possuem tempo de serem colocados em liberdade ou semi-liberdade.
Atendendo a um pedido do presidente da CDH, a Defensoria Pública confirmou para esta semana a realização de um mutirão judiciário, para garantir a liberdade dos que já cumpriram suas penas. O defensor-geral do Estado, advogado Horário Magalhães, agradeceu o empenho da CDH, que identificou 17 casos.
A presidente Albanize Colares falou por cerca de 30 min na tribuna da Alap e relatou como recebeu as instalações de toda a estrutura da Fcria. Ela lamentou a falta de transição que para ela foi uma estratégia para atrasar o atual governo no que diz respeito à celeridade das medidas a serem adotadas pela direção, no sentido de buscar resolver os principais gargalos do complexo. “Para os senhores terem uma ideia, sequer tinha tampa a caixa d’água do Cesein nesses últimos quatro anos”, desabafou a presidente, que ainda afirmou que todos os contratos estão sendo auditados devido a irregularidades detectadas.
Medidas imediatas nesse curto período de tempo de governo do PDT vem sendo adotadas para minimizar os transtornos que tanto os adolescentes e suas famílias quanto os funcionários vinham sofrendo pela fala de gestão do governo anterior. Houve duas paralisações dos funcionários, por melhores condições de trabalho.
O deputado Ericláudio Alencar destacou a boa vontade da direção da Fcria em ter aceitado um convite informal feito pelos deputados Pedro da Lua e Edna Alzier, demonstrando assim o respeito da gestão Waldez Góes pelos poderes e em especial pelo parlamento estadual. Já a deputada Edna Alzier afirmou que em sua visita a casa do povo a presidente da Fcria deu a resposta que os parlamentares esperavam, mas principalmente à sociedade amapaense que a partir daquele momento estava sendo informada pelos veículos de comunicação ligados a Alap e poderia desta forma saber das perspectivas que a direção da instituição tem para os adolescentes e funcionários que compõem os órgãos.
O presidente da CDH, deputado Pedro da Lua, e a deputada Marilia Góes parabenizaram a presidente da Fcria pela resposta imediata dada aos problemas detectados no Cesein, seguindo o exemplo do governador Waldez Góes que nesses poucos meses a frente do poder executivo estadual tem ido pessoalmente enfrentar as mazelas sofridas pela população.
Ao final, a presidente Albanize Colares entregou aos deputados o relatório de como recebeu a instituição e das medidas adotadas para amenizar o sucateamento deixado pelo governo passado.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Pedro da Lua (PSC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário